Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Governo da Rússia bloqueia acesso ao Facebook em todo o país

Rússia bloqueia Facebook e diz que iniciativa é para proteger imprensa - Reprodução
Rússia bloqueia Facebook e diz que iniciativa é para proteger imprensa Imagem: Reprodução

Colaboração para o UOL, em Brasília

04/03/2022 15h24

O governo do presidente russo, Vladimir Putin, decidiu hoje bloquear o acesso ao Facebook em todo o país.

"Desde outubro de 2020, 26 casos de discriminação contra a mídia russa e recursos de informação pelo Facebook foram registrados. Nos últimos dias, a rede social restringiu o acesso a contas: o canal de TV Zvezda, a agência de notícias RIA Novosti, Sputnik, Russia Today, os recursos de informação Lenta.ru e Gazeta.ru", afirmou o Kremlin em nota.

Segundo o governo, essas restrições são proibidas por lei federal.

"Essa medida é adotada, entre outras coisas, para evitar violações dos princípios-chaves do livre fluxo de informações e do acesso irrestrito dos usuários russos à mídia russa em plataformas estrangeiras da internet", informou o Kremlin.

As páginas da internet do Facebook e de mídias independentes ficaram parcialmente inacessíveis na madrugada desta sexta-feira (4) —noite de quinta-feira no Brasil— na Rússia, onde as autoridades reforçam o cerco a vozes críticas em meio à guerra contra a Ucrânia.

O serviço de vigilância GlobalCheck identificou problemas para acessar o site do Facebook, o meio de comunicação independente local Meduza, as estações Deutsche Welle e Radio Free Europe/Radio Liberty, e o serviço de língua russa da BBC.

Acompanhe esta e outras notícias no UOL News:

Facebook reage

Ao comentar hoje sobre o bloqueio, o Facebook disse que a medida privaria milhões de pessoas de informações confiáveis e de um fórum para trocar opiniões. "Milhões de russos comuns em breve serão privados de informações confiáveis", disse Nick Clegg, vice-presidente de assuntos globais da Meta, empresa controladora do Facebook.

Leia a integra do posicionamento do Facebook:

"Em breve milhões de russos comuns se verão sem informações confiáveis, privados de suas formas cotidianas de se conectar com familiares e amigos e silenciados de se comunicar. Continuaremos a fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para restaurar nossos serviços, para que eles permaneçam disponíveis para que as pessoas possam se expressar com segurança e se organizar para uma ação."