Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Senador dos EUA pede assassinato de Putin; embaixada russa exige explicação

Senador republicano Lindsey Graham em entrevista à Fox News - Reprodução Twitter
Senador republicano Lindsey Graham em entrevista à Fox News Imagem: Reprodução Twitter

Robson Santos

Do UOL, em São Paulo

04/03/2022 04h13Atualizada em 04/03/2022 07h23

O senador republicano Lindsey Graham disse em entrevista ao canal americano Fox News, nesta sexta-feira (4), que a única forma de acabar com a guerra é com a morte de Vladmir Putin, presidente da Rússia, que invade a Ucrânia desde a semana passada.

Graham pediu que "alguém na Rússia" assassine Putin. "Como isto acaba? Alguém na Rússia deve levantar... e acabar com este cara", afirmou o senador.

Depois ele repetiu a mensagem em uma série de tuítes, ao afirmar que "as únicas pessoas que podem consertar isso são o povo russo".

"Existe um Brutus na Rússia?", questionou, em referência a um dos assassinos do imperador romano Júlio César.

Segundo a agência de notícias russa Tass, o pedido do senador americano Graham para o assassinato de Putin é criminoso, e a Embaixada da Rússia está exigindo explicações oficiais dos EUA, disse o embaixador russo.

Ainda durante a entrevista, Graham chega a perguntar se existe uma versão mais bem-sucedida de Claus von Stauffenberg, oficial do exército alemão que tentou assassinar Adolf Hitler.

"Você estaria prestando ao seu país - e ao mundo - um grande serviço", acrescentou.

O senador pela Carolina do Sul, que está no Congresso há quase 20 anos, apresentou uma resolução que condena o presidente russo e seus comandantes militares por cometer "crimes de guerra" e "crimes contra a humanidade".

Na semana passada, a conta oficial da Ucrânia no Twitter postou uma caricatura representando o líder nazista Adolf Hitler e o presidente russo, Vladimir Putin, horas após ele ordenar um ataque contra a Ucrânia.

Na imagem, Hitler aparece sorridente e bem maior que o líder russo e coloca a mão no rosto dele, num sinal aparente de aprovação.

Putin - Divulgação/Twitter/@Ukraine - Divulgação/Twitter/@Ukraine
Caricatura que compara Putin a Hitler
Imagem: Divulgação/Twitter/@Ukraine

"Isso não é um meme, mas a nossa e a sua realidade agora", escreveu a conta sobre a caricatura.

A comparação entre Hitler e Putin tem sido um tema frequente nos protestos ucranianos no período que antecedeu a invasão russa.

  • Veja as últimas informações sobre a guerra na Ucrânia e mais notícias no UOL News com Fabíola Cidral:

Também em sua conta oficial no Twitter, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, comparou a maneira como a Rússia atacou seu país com a Alemanha nazista nos anos da 2ª Guerra Mundial.

"A Rússia atacou traiçoeiramente nosso estado pela manhã, como a Alemanha nazista fez nos anos #2WW. A partir de hoje, nossos países estão em lados diferentes da história mundial. A Rússia embarcou em um caminho do mal, mas a Ucrânia está se defendendo e não desistirá de sua liberdade, não importa o que Moscou pense", escreveu o líder.

* Com AFP