Podemos abre procedimento disciplinar contra Mamãe Falei após fala sexista
O Podemos anunciou na noite de hoje que abriu um procedimento disciplinar para investigar as falas sexistas do deputado estadual Arthur do Val (SP), conhecido como Mamãe Falei. O parlamentar está na Ucrânia, acompanhando os conflitos com a Rússia e disse estar preparando coquetéis molotov para o Exército ucraniano.
"O Podemos repudia com veemência as declarações e, com base nelas, instaura de imediato um procedimento disciplinar interno para apuração dos fatos. Até este momento o partido não havia conseguido contato com o deputado, que estava em voo", diz o partido, em nota assinada pela deputada federal e presidente da sigla, Renata Abreu (SP).
A legenda diz que as falas são "gravíssimas e inaceitáveis". Nos áudios, vazados de conversas com amigos no WhatsApp, Arthur do Val diz que as mulheres ucranianas "são fáceis, porque são pobres". Ele viaja na companhia de Renan dos Santos, um dos dirigentes do MBL (Movimento Brasil Livre).
O UOL teve acesso às gravações, que tiveram autoria confirmada por pessoas próximas ao deputado.
"Não se resumem ao completo desrespeito à mulher, seja ucraniana ou de qualquer outro País, mas de violações profundas relacionadas a questões humanitárias, em um momento em que esse povo enfrenta os horrores da guerra", diz outro trecho da nota do Podemos.
A fala foi condenada tanto por aliados quanto opositores. Sergio Moro, pré-candidato à Presidência da República pelo mesmo partido, afirmou ter rompido com o deputado.
Paulo Fiorilo, José Américo e Emídio de Souza, deputados do PT, afirmaram que vão representar contra Arthur do Val por quebra de decoro parlamentar. O bolsonarista Gil Diniz (PL) também pede a cassação do militante do MBL.
Arthur do Val é pré-candidato ao governo de São Paulo pelo Podemos.
Confira a íntegra da nota do Podemos:
"Gravíssimas e inaceitáveis são as declarações do deputado estadual Arthur do Val, que foram divulgadas na imprensa. Não se resumem ao completo desrespeito à mulher, seja ucraniana ou de qualquer outro País, mas de violações profundas relacionadas a questões humanitárias, em um momento em que esse povo enfrenta os horrores da guerra. O Podemos repudia com veemência as declarações e, com base nelas, instaura de imediato um procedimento disciplinar interno para apuração dos fatos. Até este momento o partido não havia conseguido contato com o deputado, que estava em voo."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.