Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Ministra diz que Rússia usou cessar-fogo para avançar em direção a Mariupol

Do UOL, em São Paulo

05/03/2022 09h29Atualizada em 05/03/2022 14h26

A ministra ucraniana Iryna Vereshchuk afirmou hoje que a Rússia aproveitou o cessar-fogo para avançar em direção a Mariupol, cidade que está cercada por tropas russas.

"Nossos militares informam que na área da rota prevista [do corredor humanitário] as tropas russas estão usando o cessar-fogo e avançando", disse Vereshchuk em discurso. "Apelo mais uma vez à Rússia para que pare o avanço de suas tropas, se isso estiver acontecendo —estamos verificando essa informação —e para permitir a evacuação de pessoas".

Na manhã de hoje, o Ministério da Defesa da Rússia anunciou que iria interromper os bombardeios na região de Mariupol por cinco horas para que civis pudessem deixar a região. A retirada foi adiada após autoridades locais acusaram a Rússia de desrespeitar o acordo.

Gostaria de me dirigir às autoridades russas e dizer o seguinte: concordamos com o cessar-fogo através da Cruz Vermelha, usando convenções internacionais. Não deve haver avanço das tropas russas. Usamos este canal para evacuar civis -mulheres, crianças, e também para entregar bens humanitários aos que ficaram -remédios e alimentos.
Ministra da Ucrânia, Iryna Vereshchuk

"Espero sinceramente que esse primeiro passo [abertura do corredor humanitário] termine positivamente e que as pessoas consigam abrigo, não que fiquem semanas sob os escombros, em porões sem água, sem comunicação e sem comida."

A cidade de Mariupol está sem energia elétrica, alimentos, água, gás e transportes. O controle de Mariupol tem caráter estratégico para a Rússia porque permitiria garantir uma continuidade territorial entre a península de Crimeia e as cidades separatistas Donetsk e Lugansk, na região de Donbass.

Mapa Rússia invade a Ucrânia - 26.02.2022 - Arte UOL - Arte UOL
Imagem: Arte UOL

'Não temos escolha a não ser sair', diz prefeito de Mariupol

Antes do adiamento da retirada de civis, o prefeito de Mariupol, Vadym Boichenko, pediu que moradores deixem a cidade.

"Caros moradores de Mariupol, a partir de hoje começa a evacuação da população civil na cidade. Não é uma decisão fácil, mas, como sempre disse, Mariupol não são ruas e casas. Mariupol são seus habitantes, somos você e eu. Nossa principal tarefa sempre foi e continua sendo proteger as pessoas."

Nas condições em que nossa cidade está, constantemente sob fogo implacável dos ocupantes, não há outra solução senão permitir que os moradores, isto é, você e eu, deixem Mariupol com segurança.
Comunicado do prefeito de Mariupol, Vadim Boychenko