Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Após cessar-fogo, 1º comboio humanitário sai para buscar civis em Mariupol

Guerra entre Rússia e Ucrânia entra no 11º dia; veja imagens do conflito

Do UOL, em São Paulo

06/03/2022 06h50Atualizada em 06/03/2022 11h42

Após Mariupol anunciar novo cessar-fogo com a Rússia, o primeiro comboio humanitário deixou a cidade de Zaporizhia para buscar civis por volta das 11h15 no horário local (6h15 em Brasília). As imagens foram compartilhadas pela Prefeitura de Mariupol no Telegram e compartilhadas no Twitter.

A evacuação de civis em Mariupol estava prevista para acontecer às 12h do horário local (7h no horário de Brasília), mas foi adiado pela segunda vez após a Ucrânia acusar militares russos de bombardear áreas que deveriam estar seguras para a passagem de civis. A Rússia rebate.

Foi o segundo cessar-fogo negociado entre autoridades ucranianas e a Rússia —o primeiro foi encerrado ontem pelo mesmo motivo.

Segundo o chefe da Administração Militar Regional de Donetsk, Pavloa Kirilenko, o comboio com ajuda humanitária que partiu de Zaporizhzhya ainda não chegou ao destino. O post foi feito às 15h no horário local.

Outro comboio que já estava em Mariupol nunca conseguiu deixar a cidade. "Os russos começaram a reagrupar suas forças e bombardeios pesados atingiram a cidade. É extremamente perigoso evacuar pessoas em tais condições", escreveu Kyrylenko nas redes sociais.

Seriam disponibilizados ônibus municipais para o deslocamento de civis até a cidade de Zaporozhye, mas motoristas poderiam usar carros particulares. A retirada seria acompanhada pela Cruz Vermelha.

Ontem, o prefeito de Mariupol, Vadym Boichenko, afirmou que "não há escolha a não ser sair". Era prevista a retirada de 200 mil pessoas de Mariupol e 15 mil pessoas de Volnovakha, segundo o governo da Ucrânia.

Ponto de evacuação de civis perto de Kiev é bombardeado

Um ponto para a evacuação de civis que tentavam sair do distrito de Irpin, no oeste de Kiev, na capital da Ucrânia, sofreu um bombardeio na manhã deste domingo (6). A cidade de Irpin está sob intenso bombardeio hoje enquanto as forças russas se aproximam da capital. As informações são da CNN Internacional e da Sky News.

Jornalistas que estavam fazendo gravações no local avistaram o que parecia ser um projétil de artilharia atingindo o solo do ponto de evacuação. Na ocasião havia um fluxo de refugiados passando pelo ponto de evacuação e controle.