Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Rússia se prepara para atacar o porto de Odessa, diz presidente da Ucrânia

Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, diz que a Rússia se prepara para atacar o porto de Odessa - Umit Bektas/Reuters
Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, diz que a Rússia se prepara para atacar o porto de Odessa Imagem: Umit Bektas/Reuters

Do UOL, em São Paulo*

06/03/2022 08h32Atualizada em 06/03/2022 08h56

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou que a Rússia se prepara para bombardear Odessa, uma cidade estratégia e principal porto da Ucrânia. Em discurso na manhã de hoje, ele disse que o ataque seria um "crime histórico".

"Será um crime militar. Será um crime histórico", declarou Zelensky em uma mensagem de vídeo, no momento em que o exército russo, procedente da Crimeia anexada, continua avançando no sul da Ucrânia.

Zelensky também fez um apelo ao povo russo. Segundo ele, "não é tarde demais" para ajudar a parar a guerra.

"Este é o momento em que podemos vencer o mal, quando não é tarde demais. Esta é uma luta não apenas pela paz na Ucrânia, esta é a luta por nossa liberdade", argumentou o presidente ucraniano. "Não fique calado".

Zelensky diz que a Ucrânia capturou membros das Forças Armadas da Rússia e que a invasão contra a Ucrânia foi planejada.

Ouvimos evidências e vimos documentos de centenas de soldados e pilotos russos que estavam lançando bombas em nossas cidades. Esta não é uma guerra improvisada, é uma intenção deliberada. Eles planejaram esta guerra.
Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, em discurso na manhã de hoje

"Estamos lutando por nosso hoje, estamos lutando por nossa fronteira, estamos lutando por nossa liberdade —para não nos tornarmos escravos", acrescentou Zelensky.

No início da tarde de hoje, a Ucrânia abateu um avião militar russo no mar de Odessa, informou Sergei Bratchuk, um porta-voz da Administração Militar Regional de Odessa.

Segundo um funcionário ucraniano, o comando de guerra da Rússia está voltando sua atenção principal para a frente sul para isolar a Ucrânia do Mar Negro. A informação é do site Sky News.

Guerra entre Rússia e Ucrânia entra no 11º dia; veja imagens do conflito

Há também uma forte ofensiva russa em Mariupol, cidade ao leste da Ucrânia que é um importante porto para o Mar de Azov. O controle de Mariupol permitiria uma continuidade territorial entre a península de Crimeia e as cidades separatistas Donetsk e Lugansk, na região de Donbass.

A escalada da Rússia contra cidades costeiras acontece após fortes bombardeios no norte da Ucrânia nos últimos dias, inclusive nas cidades de Kharkiv, Chernihiv e Sumy. É uma tentativa de se aproximar da capital Kiev.

*Com informações da AFP