Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Rússia abre corredores, mas Ucrânia denuncia violações

Do UOL*, em São Paulo

08/03/2022 05h20Atualizada em 08/03/2022 16h41

Após o acordo de ontem entre Rússia e Ucrânia, moradores têm conseguido deixar ao menos duas cidades do país invadido. Um corredor humanitário foi aberto hoje em Sumy, cidade ucraniana a cerca de 330 quilômetros a leste da capital, Kiev, perto da fronteira com a Rússia.

Ontem, Sumy foi atingida por um ataque russo, que matou crianças. No final do dia na Ucrânia, o governador de Sumy, Dmytro Zhyvytsky, informou que 3,5 mil civis foram evacuados da cidade.

Hoje, 13º dia da invasão russa, a Ucrânia acusou a Rússia de impedir a saída de mulheres, idosos e crianças de Mariupol. "O inimigo executou um ataque exatamente na direção do corredor humanitário", disse o Ministério da Defesa ucraniano. Ontem, a Rússia prometeu trégua em cinco cidades ucranianas para evacuação de ucranianos por corredores: Sumy, Kharkiv, Chernigov, Mariupol e a capital, Kiev.

Em Irpin, cidade próxima a Kiev e que não consta na lista da trégua russa, cerca de 150 pessoas foram evacuadas hoje, segundo disse Oleksiy Kuleba, governador da região. Desde ontem pessoas têm deixado a cidade. A única saída da cidade para a estrada para Kiev é por uma travessia sob uma ponte que foi destruída. Há relatos de três horas de fila para conseguir atravessar. O Serviço de Emergência do Estado tem prestado assistência médica quando necessário.

irpin - Serviço de Emergências da Ucrânia - Serviço de Emergências da Ucrânia
Pessoas são evacuadas de Irpin, na Ucrânia
Imagem: Serviço de Emergências da Ucrânia

Nesta terça (8), a Ucrânia ainda contabiliza os ataques sofridos nas últimas horas. As chamas em um depósito de petróleo foram apagadas nesta manhã em Chernyakiv, a cerca de 165 quilômetros a oeste da capital. O incêndio começou após um ataque das forças russas. Em Kharkiv, a segunda maior cidade do país, e em Mykolaiv, a cerca de 480 quilômetros a sul de Kiev, áreas residenciais foram atingidas por bombardeios.

Para o governo ucraniano, a sensação é de que o avanço das forças russas diminuiu. "O ritmo do avanço do inimigo desacelerou consideravelmente, e em certas direções onde eles estavam avançando, praticamente parou", disse o conselheiro presidencial ucraniano Oleksiy Arestovych. "As forças que continuam a avançar, avançam em pequenas forças."

A ONU (Organização das Nações Unidas) anunciou hoje que o número de refugiados em razão do conflito na Ucrânia superou a marca de 2 milhões de pessoas. Cerca de metade foi para a Polônia.

ucrânia - Redes sociais - Redes sociais
Pessoas já começam a utilizar o corredor humanitário em Sumy, na Ucrânia
Imagem: Redes sociais

Corredor

A rota para evacuação em Sumy é para as cidades ucranianas de Golubivka, Lokhvytsia, Lubny e Poltava, segundo o chefe da Administração Regional de Sumy, Dmytro Zhyvytsky. Segundo Zhyvytskyi, no momento da evacuação, houve um tiroteio nos arredores da cidade, mas o comboio com a população local não foi atingido. "Portanto, todos devem considerar o nível do perigo", escreveu nas redes sociais.

O corredor deverá operar, no horário local, das 10h às 21h (das 5h às 16h, no horário de Brasília), segundo o governo ucraniano, que diz que serão evacuados civis e estudantes estrangeiros —cidadãos de 51 países estudam em Sumy, disse Zhyvytskyi. O Ministério da Administração Interna da Ucrânia diz que 20 ônibus partiram quando o corredor começou a valer.

Apesar da promessa russa de uma trégua em algumas cidades. a vice-primeira-ministra da Ucrânia, Iryna Vereshchuk, enfatizou que nenhuma outra rota de evacuação foi acordada, segundo relato do veículo de imprensa ucraniano Ukrinform.

Segundo Vereshchuk, o corredor foi "aprovado oficialmente pelo Ministério da Defesa russo em uma carta ao Comitê Internacional da Cruz Vermelha". "Nós, como parte com a qual a abertura do corredor humanitário foi acordada, temos provas documentais", disse Vereshchuk.

"Pedimos à Rússia para manter seu compromisso de cessar-fogo, abster-se de atividades que ponham em risco a vida das pessoas e permitir a entrega de ajuda humanitária", disse, em seu perfil no Twitter, Oleg Nikolenko, porta-voz do Ministério de Relações Exteriores da Ucrânia.

ônibus - Reprodução/Dmytro Zhyvytskyy - Reprodução/Dmytro Zhyvytskyy
Pessoas dentro de ônibus para evacuação em Sumy, na Ucrânia
Imagem: Reprodução/Dmytro Zhyvytskyy

Outros corredores

As negociações estão em andamento para abrir outros corredores humanitários na Ucrânia, disse Vereshchuk. Segundo a vice-primeira-ministra, foi enviado para a Rússia e para a Cruz Vemelha outras rotas desenvolvidas para corredores humanitários:

  • Volnovakha - Zaporizhia,
  • Mariupol - Zaporizhia,
  • Kiev e região de Kiev na direção do oeste da Ucrânia,
  • região de Kharkiv e Kharkiv na direção do oeste Ucrânia.

"Apelamos à Rússia para que concorde imediatamente com essas rotas, informe o Comitê Internacional da Cruz Vermelha e assegure um cessar-fogo permanente nessas rotas", disse Vershchuk.

Ataque em Sumy

O serviço de emergências da Ucrânia informou hoje que os socorristas eliminaram as consequências de um ataque aéreo que atingiu uma área residencial em Sumy ontem. Prédios foram atingidos. Ao menos 21 pessoas morreram, segundo a última atualização. Entre elas, duas crianças, segundo as autoridades.

Mapa Rússia invade a Ucrânia - 26.02.2022 - Arte UOL - Arte UOL
Imagem: Arte UOL

Mariupol

Ao reclamar sobre a Rússia, o governo da Ucrânia lembrou que tomou medidas para permitir a saída de civis de Mariupol, cidade portuária do sudoeste ucraniano. Entre elas, a retirada de minas de estradas em direção a Zaporizhia, que fica 250 quilômetros a noroeste de Mariupol,

Há vários dias, o Exército russo sitia Mariupol, uma cidade de importância estratégica por sua proximidade com a anexada Crimeia e a autoproclamada república de Donbass (leste), onde estão localizadas as tropas separatistas pró-Rússia. Várias tentativas de retirar cerca de 300.000 civis de Mariupol fracassaram nos últimos dias, com Kiev e Moscou trocando acusações. Na opinião do ministro de Relações Exteriores, Dmytro Kuleba, as 300 mil pessoas estão sendo feitas "reféns" pela Rússia, alegando que elas não têm a possibilidade de deixar a cidade.

Hoje, mais cedo pela manhã, o presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, disse que foram dadas "garantias" sobre a retirada dos moradores de Mariupol, mas que "não funcionaram".

mariupol - Reprodução - Reprodução
Vídeo divulgado por autoridades de Mariupol, na Ucrânia, mostra movimento de equipamentos militares russos na cidade durante o momento em que há um corredor humanitário para evacuação da população local
Imagem: Reprodução

Outros ataques

Onze incêndios, após bombardeios da Rússia, foram registrados em Mykolaiv, segundo o serviço de emergências da Ucrânia. Deles, oito foram em setores residenciais. Ao menos quatro civis morreram, mas os números ainda são contabilizados.

Ataques a áreas residenciais também foram registrados em Kharkiv. Três adultos e uma criança ficaram feridos, segundo a polícia local, após um prédio ter sido atingido.

mykolaiv - Serviço de Emergências da Ucrânia - Serviço de Emergências da Ucrânia
Equipes de resgate buscam sobreviventes após ataques em Mykolaiv, na Ucrânia
Imagem: Serviço de Emergências da Ucrânia

Hospitais

A OMS (Organização Mundial da Saúde) disse hoje que os ataques a hospitais, ambulâncias e outras instalações de saúde na Ucrânia aumentaram rapidamente nos últimos dias e advertiu que o país está com falta de suprimentos médicos essenciais.

A agência estava trabalhando para fornecer rapidamente suprimentos médicos à Ucrânia, onde o oxigênio, insulina, equipamento de proteção pessoal, suprimentos cirúrgicos e produtos de sangue estão se esgotando, disse o diretor regional da OMS para a Europa, Hans Kluge, na coletiva. O fornecimento de oxigênio, vacinas infantis e conhecimentos especializados em saúde mental estavam entre as prioridades da OMS para a região, disse ele.

Incêndio em tanques

Nesta manhã, as chamas em um depósito de petróleo foram apagadas em Chernyakhiv. O incêndio começou após ataques aéreos. Segundo o Ministério da Administração Interna, dois tanques pegaram fogo. Os moradores da região da instalação foram evacuados. Não há registro de vítimas.

chernyakhiv - 7.mar.2022 - Serviço de Emergências da Ucrânia - 7.mar.2022 - Serviço de Emergências da Ucrânia
Equipes atuaram para apagar incêndio em depósito de petróleo atacado por bombardeio em Chernyakhiv, na Ucrânia; incêndio foi encerrado na manhã desta terça (8)
Imagem: 7.mar.2022 - Serviço de Emergências da Ucrânia

Zelensky cobra Ocidente

O presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, criticou hoje as "promessas" não cumpridas dos países ocidentais de proteger a Ucrânia dos ataques russos. "Há 13 dias estamos ouvindo promessas. Há 13 dias que estão nos dizendo que vão nos ajudar (...) que haverá aviões, que vão nos entregar", declarou em um vídeo postado em Telegram.

"Mas a responsabilidade por tudo isso também recai sobre aqueles que não foram capazes de tomar uma decisão no Ocidente há 13 dias. Sobre aqueles que não protegeram o céu ucraniano dos assassinos russos", acrescentou.

(Com Ansa, Reuters e AFP)