Avanço das forças russas desacelerou, diz autoridade da Ucrânia
O avanço das forças russas na Ucrânia desacelerou significativamente e as forças ucranianas estão contra-atacando em algumas áreas, disse o conselheiro presidencial ucraniano Oleksiy Arestovych hoje, dia em que a invasão completa 13 dias.
"O ritmo do avanço do inimigo desacelerou consideravelmente, e em certas direções onde eles estavam avançando, praticamente parou", disse ele em um briefing televisionado. "As forças que continuam a avançar, avançam em pequenas forças."
Um comboio de 65 km de extensão de veículos militares russos próximo de Kiev não avança desde a semana passada. De acordo com autoridades ocidentais, haveria problemas logísticos, como falta de combustível; enquanto a Rússia disse que a pouca movimentação da coluna é estratégica.
As forças estão a cerca de 25 km do centro da capital ucraniana.
Corredores humanitários
Ontem, a Rússia anunciou uma trégua em alguns locais para permitir que civis deixem áreas de risco. A Ucrânia, porém, acusa a Rússia de impedir a saída de mulheres, idosos e crianças na cidade de Mariupol. "O inimigo executou um ataque exatamente na direção do corredor humanitário", disse o Ministério da Defesa ucraniano.
O governador de Sumy, Dmitro Jivitski, disse também que houve um tiroteio na área de evacuação. "Este caso confirma que não há 100% de segurança ao sair", disse ele em publicação nas redes sociais.
A ONU (Organização das Nações Unidas) anunciou hoje que o número de refugiados em razão do conflito na Ucrânia superou a marca de 2 milhões de pessoas. Cerca de metade foi para a Polônia.
*Com informações da Reuters
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.