Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Reunião de ministros da Ucrânia e Rússia termina sem acordo de cessar-fogo

Do UOL, em São Paulo

10/03/2022 05h10Atualizada em 10/03/2022 07h50

A reunião entre os ministros das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, e da Rússia, Sergei Lavrov, hoje na Turquia terminou sem um acordo sobre um cessar-fogo de 24 horas. Os chanceleres também não chegaram a um consenso a respeito de um corredor humanitário para evacuação de civis na cidade de Mariupol, que está cercada há mais de uma semana por tropas russas.

Em um pronunciamento feito logo após a reunião, Kuleba disse que seu homólogo russo não negou a possibilidade de cessar-fogo. Segundo o ministro ucraniano, Lavrov afirmou que iria conversar internamente sobre possível cessar-fogo.

"Infelizmente o ministro Lavrov não se comprometeu com corredor humanitário em Mariupol. Não houve avanço em negociações sobre um cessar-fogo de 24 horas. Não fizemos progresso porque parece que há outros tomadores de decisões do lado russo nesse ponto", disse Kuleba.

Apesar da frustração do encontro, Kuleba afirmou que "continuaremos nossos esforços para encontrar uma solução". "Estou disposto a ter um encontro nesse novo formato. Estou engajado para encerrar a guerra na Ucrânia, interrompendo o sofrimento de civis ucranianos", acrescentou. Ele também disse que seu país "não seu rendeu e não se renderá".

O encontro foi intermediado pelo ministro das Relações Exteriores da Turquia, Mevlut Cavusoglu, e marcada para ocorrer no país por conta de sua boa relação tanto com a Ucrânia quanto com a Rússia. Até então, as negociações entre os integrantes do alto escalão diplomático vinham sendo realizados em Belarus, considerado um aliado da Rússia.

Mapa Rússia invade a Ucrânia - 26.02.2022 - Arte UOL - Arte UOL
Imagem: Arte UOL

Nos últimos dias, sinalizações dos dois lados indicaram que um acordo entre Rússia e Ucrânia poderia estar próximo. Em entrevista à emissora ABC anteontem, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse que está aberto a conversas e sinalizou que pode discutir o reconhecimento da península da Crimeia e dos territórios separatistas de Donetsk e Lugansk.

Durante a entrevista, ele não foi claro sobre o assunto, mas citou a adoção de um "compromisso" para definir "como os territórios continuarão". Zelensky voltou a falar, no entanto, que não vai aceitar um "ultimato" da Rússia.

A Rússia, por sua vez, disse ontem que não tem intenção de derrubar o governo da Ucrânia. O posicionamento foi feito ontem durante pronunciamento da porta-voz do Ministério da Defesa russo, Maria Zakahrova.

Ministro da Ucrânia disse que não tem 'expectativa alta'

Em uma mensagem publicada ontem no Facebook, Kuleba disse que não tinha "expectativa alta" para a rodada de negociações com Lavrov. Ele afirmou que o lado ucraniano está trabalhando duro para tornar as negociações "o mais eficientes possível", mas assumiu que as expectativas eram discretas. "Não tenho expectativas altas, mas definitivamente tentaremos tirar o máximo proveito disso", disse.

O ministro também comentou as sanções aplicadas contra a Rússia e afirmou que ele iria para a reunião com o ministro da Rússia "com uma posição forte".

"O que obteremos no final é outra questão. Depende, em particular, de quais instruções e diretrizes o sr. Lavrov está adotando nessas negociações. Espero que ele aborde essas negociações de boa-fé, não de uma perspectiva de propaganda, mas realmente com a tarefa de encontrar uma solução para acabar com esta guerra iniciada pela Rússia", acrescentou.