Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Chanceler alemão e Macron exigem cessar-fogo em telefonema com Putin

Do UOL, em São Paulo

10/03/2022 09h25Atualizada em 10/03/2022 09h44

O chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, e o presidente da França, Emmanuel Macron, exigiram um cessar-fogo imediato em um telefonema com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse uma autoridade do governo alemão.

Macron e Scholz disseram a Putin hoje que qualquer solução para a guerra na Ucrânia precisa ser alcançada por meio de negociações. Os três concordaram em manter contato próximo nos próximos dias, acrescentou a autoridade.

Uma reunião hoje na Turquia entre os ministros das Relações Exteriores da Ucrânia e da Rússia terminou sem progresso. Eles conversaram por cerca de uma hora e meia sobre um possível cessar-fogo, mas não houve acordo.

A invasão russa ao território ucraniano chegou hoje ao 15º dia, com registros de novos bombardeios, como na cidade portuária de Mariupol, onde uma maternidade foi destruída.

O ministro ucraniano, Dmitro Kuleba, disse que a Rússia reafirmou as mesmas exigências por uma trégua. São elas:

  • Reconhecimento das áreas separatistas de Donetsk e Lugansk como repúblicas independentes;
  • Reconhecimento da Crimeia, anexada pelos russos unilateralmente em 2014, como território russo;
  • Garantia de que Ucrânia não entrará na Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) nem na União Europeia

Ontem, o presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky afirmou estar disposto a fazer concessões para por fim à guerra, mas não especificou quais. "A questão aqui não é o que eu posso dar. Em todas as negociações, meu objetivo é acabar com a guerra com a Rússia. E também estou pronto para dar alguns passos", disse.

*Com Reuters