Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

EUA suspenderão importação de vodka e caviar da Rússia por ataque à Ucrânia

Do UOL*, em São Paulo

11/03/2022 12h35Atualizada em 11/03/2022 13h37

Os EUA vão proibir importações de produtos tradicionais da Rússia, incluindo vodka, caviar e diamantes, como novas sanções pela invasão da Ucrânia. A medida foi anunciada em pronunciamento hoje pelo presidente estadunidense, Joe Biden.

Ele comunicou ainda a retirada do status de "país favorecido" da Rússia, que garante que o comércio entre as nações tenha as melhores condições possíveis, como preferência e isenção de impostos.

A medida foi orquestrada junto com o G7 (composto por Alemanha, Canadá, França, Itália, Japão e Reino Unido) e a UE (União Europeia), mas precisará de aprovação do Congresso dos EUA para entrar em vigor. A mudança também passará por processos nacionais específicos de cada um dos países antes de ser implementada.

Retirar a Rússia da lista de países favorecidos abre caminho para os Estados Unidos e aliados taxarem uma ampla gama de produtos russos, o que aumentaria ainda mais a pressão sobre uma economia que já está caminhando a uma recessão.

Biden disse ter falado com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, mais cedo, e reafirmou o apoio dos EUA ao país. "Eu disse a ele, como disse todas as vezes que nos falamos, que os Estados Unidos está com o povo da Ucrânia, que está lutando corajosamente para defender o país deles".

Sanções anteriores

Na terça (8), Biden suspendeu as importações de petróleo, gás e energia da Rússia. O país é o principal fornecedor de gás natural para a Europa, e o segundo maior exportador mundial petróleo, atrás somente da Arábia Saudita.

A proibição jogou o preço do barril de petróleo no mercado internacional acima dos US$ 130 (equivalente a cerca de R$ 662), o maior valor nominal em 14 anos. O aumento afeta o preço dos derivados em todo o mundo, inclusive no Brasil.

Antes, os Estados Unidos já haviam vetado bancos e oligarcas russos. Hoje, Biden disse que vai aumentar a pressão sobre esses bilionários, e acrescentar mais nomes à lista.

"Eles apoiam Putin, eles roubam do povo russo e querem esconder o dinheiro nos nossos países. Eles devem também sentir a dor dessas sanções", disse.

Biden também disse que proibirá a exportação de itens de luxo produzidos nos EUA para a Rússia. "Esses são os passos mais recentes que estamos dando, mas não são os últimos".

*Com informações da Reuters