Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


16º dia de guerra: Ucrânia relata sequestro; Putin vê avanço em negociação

Do UOL*, em São Paulo e no Rio

11/03/2022 05h16Atualizada em 11/03/2022 18h33

Sem entrar em detalhes, o presidente russo, Vladimir Putin, disse ver "mudanças positivas" nas negociações com a Ucrânia, que hoje registrou mais um dia de ataques espalhados pelo país e negou tais avanços.

Já as autoridades ucranianas afirmaram hoje que houve o sequestro de um prefeito na região de Zaporizhzhia, sudeste do país. O Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia fala em "crime de guerra".

Segundo o governo ucraniano, suas defesas "estão repelindo e retendo a ofensiva das Forças Armadas russas em todas as direções". A invasão da Rússia ao território ucraniano chega hoje ao seu 16º dia com o aumento da tensão no entorno da capital, Kiev.

As redes ucranianas denunciam que o prefeito de Melitopol, Ivan Fedorov, foi levado por militares russos com um saco plástico na cabeça após "se recusar a cooperar". De acordo com o assessor do ministro de Assuntos Internos da Ucrânia, Anton Gerashchenko, 10 homens levaram o prefeito.

Um vídeo publicado por Kyrylo Tymoshenko, vice-chefe do gabinete do presidente Volodymyr Zelensky, mostra um homem — que afirmam ser Fedorov — sendo retirado de um prédio. Não houve confirmação sobre a data e veracidade das imagens.

"Tropas russas (...) acusam cinicamente o prefeito de 'terrorismo'", diz comunicado das Relações Exteriores da Ucrânia, que afirma se tratar de um crime de guerra o sequestro.

"Apelamos à comunidade internacional para responder imediatamente ao sequestro de Ivan Fedorov e outros civis na Ucrânia", pede o texto publicado no Facebook da pasta.

Na cidade de Mykolaiv, no sul da Ucrânia, foi registrado um bombardeio que as autoridades locais atribuem à Rússia.

ONU atenta para possíveis crimes de guerra

Nesta manhã, o governo ucraniano anunciou a abertura de rotas de evacuação em corredores humanitários pelo país. Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), mais de 2,5 milhões de pessoas fugiram da Ucrânia desde o início da invasão russa, em 24 de fevereiro.

A Ucrânia diz que o número de mortes de civis no conflito supera o de perdas militares; segundo o governo, até a manhã de hoje, 78 crianças foram mortas. A ONU cita a possibilidade de a Rússia estar cometendo crimes de guerra.

dnipro - AFP - AFP
Equipes de resgate trabalhando no local de um ataque aéreo em Dnipro, Ucrânia
Imagem: AFP

A Casa Branca também fala em crimes de guerra para tratar dos ataques russos à Ucrânia. O secretário de imprensa adjunto da Casa Branca, Andrew Bates, falou a repórteres a bordo do Air Force One que os ataques russos "são nojentos".

"As baixas civis estão aumentando. Se a Rússia está intencionalmente visando civis, isso seria um crime de guerra", alertou.

Segundo Bates, há indícios também de violência sexual e de gênero. "Mulheres grávidas em macas, edifícios de apartamentos descascados, famílias mortas enquanto procuravam segurança contra esta terrível violência", narrou algumas cenas vistas durante o conflito.

Ataques pelo país

Serviços do governo ucraniano relataram ataques a cidades como Ivano-Frankivsk, Brovary, Lutsk, Dnipro — com relatos de mortes nas duas últimas.

brovary - Reprodução/Verkhovna Rada - Reprodução/Verkhovna Rada
A cidade de Brovary, na Ucrânia, foi atingida por um ataque aéreo
Imagem: Reprodução/Verkhovna Rada

Em Brovary, cidade próxima a Kiev, um ataque aéreo aconteceu próximo a uma escola, a um vilarejo e a um posto de combustível. Ao menos seis pessoas ficaram feridas. A cidade de Chernihiv também foi atingida.

Em Lutsk, 4 pessoas morreram e seis ficaram feridas após um ataque aéreo registrado por volta das 6h, horário local (1h, em Brasília). Explosões também foram ouvidas por volta das 7h, hora local (2h, em Brasília), em Ivano-Frankivsk. O Ministério da Defesa russo informou que "os aeródromos militares de Lutsk e Ivano-Franovsk estavam fora de serviço.

Segunda maior cidade do país, Kharkiv também teve registro de ataques, segundo o serviço de emergências da Ucrânia. Um hospital psiquiátrico em Izium, na região de Kharkiv, foi atingido.

ataque - Divulgação/State Emergency Service - Divulgação/State Emergency Service
Hospital psiquiátrico foi alvo de um ataque
Imagem: Divulgação/State Emergency Service

Em Dnipro, ao menos uma pessoa morreu após um bombardeio perto de um prédio residencial e de uma fábrica de calçados. O governo de Sumy também relatou duas mortes decorrentes de um ataque a um vilarejo.

Assessor da presidência da Ucrânia, Mikhailo Podolyak disse hoje que "as grandes cidades ucranianas são novamente submetidas a golpes devastadores". "A guerra destrutiva da Rússia contra civis e grandes cidades continua." Sobre Kiev, ele disse que a capital está sitiada, mas "pronta para lutar". "A defesa é bem pensada."

Mapa Rússia invade a Ucrânia - 26.02.2022 - Arte UOL - Arte UOL
Imagem: Arte UOL

Voluntários para as forças russas

Putin autorizou o uso de combatentes voluntários e alegou que "os sócios ocidentais do regime ucraniano nem sequer se escondem" e reúnem abertamente "mercenários de todo mundo para enviá-los para a Ucrânia".

"Se vocês virem pessoas que queiram ir voluntariamente, e não por dinheiro, para ajudar as pessoas que vivem no Donbass (leste da Ucrânia), vocês têm que abordá-las e facilitar para elas a forma de chegar à zona de combate", disse Putin, respondendo a uma proposta de seu ministro da Defesa, Sergei Shoigu.

"Acima de tudo, a maioria dos que querem e pediram (para ir combater) são cidadãos de países do Oriente Médio, são sírios", disse o porta-voz do governo russo, Dmitri Peskov.

A Ucrânia anunciou a criação de uma legião de estrangeiros voluntários integrada às suas Forças Armadas para combater os militares russos em seu território.

putin - Mikhail Klimentyev/AFP - Mikhail Klimentyev/AFP
O presidente russo, Vladimir Putin --que participou de videoconferência a partir de Moscou nesta sexta-- liberou o uso de combatentes voluntários contra a Ucrânia
Imagem: Mikhail Klimentyev/AFP

Divisão em comboio russo

Fotos da empresa americana de tecnologia Maxar Technologies indicam que o comboio militar russo que se dirige para Kiev teria se dividido. Conforme as imagens, tanques e militares teriam se espalhado por florestas e outras cidades próximas da capital ucraniana.

O comboio russo estaria a pouco mais de 60 quilômetros de Kiev e pode ter feito o movimento para preparar um ataque, já que parte da artilharia foi vista em posição ofensiva. Nesta manhã, o governo ucraniano disse que "não houve mudanças significativas na posição de nossas tropas e tropas inimigas nas últimas seis horas".

kiev - Maxar Technologies via Reuters - Maxar Technologies via Reuters
Imagens de satélites mostram comboios russos próximos a Kiev
Imagem: Maxar Technologies via Reuters

O deslocamento desse comboio em direção a Kiev começou na semana passada, mas a ausência de mantimentos e combustível teria atrasado a movimentação.

Além disso, autoridades americanas disseram que mísseis foram disparados por ucranianos contra os tanques russos.

energodar - Reprodução/Kirill Timoshenko - Reprodução/Kirill Timoshenko
Pessoas entram em veículo para evacuação em Energodar, na Ucrânia
Imagem: Reprodução/Kirill Timoshenko

Corredores humanitários "são difíceis"

O governo ucraniano anunciou 13 corredores para evacuação nesta sexta, que saem de cidades como Mariupol, uma das mais atingidas, e Makariv.

De acordo com Sasha, Volkov representante do Comitê Internacional da Cruz Vermelha, os habitantes de Mariupol "começaram a brigar por comida".

O Ministro da Defesa da Ucrânia, Oleksiy Reznikov, disse: "O inimigo está mantendo a cidade como refém, organizando um verdadeiro ato de genocídio." A prefeitura da cidade diz que a região onde há uma mesquita é alvo de ataques nesta sexta. O local abrigaria 86 cidadãos da Turquia.

A cidade portuária de Odessa, outro ponto considerado estratégico, tem se preparado para receber um ataque da Rússia, segundo alerta de autoridades locais.

Inspeção em usina

A AEA (Agência Internacional de Energia Atômica) vai inspecionar, entre hoje e amanhã, a usina nuclear de Khmelnytsky, a cerca de 350 quilômetros de Kiev, para para "verificar a ausência de material nuclear não declarado". A Rússia tem alegado haver um "risco real" de a Ucrânia buscar armas nucleares, uma posição utilizada como um dos pontos para justificar a invasão.

Patrimônio sob risco

A Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) lançou um alerta público para garantir a prevenção de danos ao patrimônio cultural da Ucrânia em todas as suas formas. A entidade diz que tem estado em contato permanente com instituições culturais e profissionais no país para tentar avaliar a situação e reforçar a proteção dos bens culturais.

odessa - 10.mar.2022 - Alexandros Avramidis/Reuters - 10.mar.2022 - Alexandros Avramidis/Reuters
Soldados caminham por monumento coberto por sacos de areia em Odessa, na Ucrânia, em meio à invasão da Rússia
Imagem: 10.mar.2022 - Alexandros Avramidis/Reuters

(Com Ansa, Reuters, AFP, RFI e DW)