Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Pescador acha dente de mamute de 12 mil anos e leiloa para ajudar Ucrânia

Dente de mamute virou atração de restaurante, mas agora está sendo leiloado - Reprodução de vídeo/NBC Boston
Dente de mamute virou atração de restaurante, mas agora está sendo leiloado Imagem: Reprodução de vídeo/NBC Boston

Colaboração para o UOL

11/03/2022 12h17Atualizada em 11/03/2022 12h17

Tim Rider só queria pescar moluscos quando foi para as águas da costa de Newburyport, em dezembro do ano passado, durante mais um dia de trabalho, mas acabou fazendo uma descoberta paleontológica. O pescador se surpreendeu ao tirar do oceano um dente de mamute de 12 mil anos e, agora, está leiloando o objeto para ajudar vítimas da guerra na Ucrânia.

Rider e os outros tripulantes do barco não souberam dizer o que era aquela rocha de 28 centímetros e 3 kg, por isso ele decidiu procurar especialistas da Universidade de New Hampshire (UNH) para solucionar o mistério. Foi assim que descobriu se tratar de um resto mortal de um mamute-lanoso, espécie que foi caçada por humanos que usavam seus ossos e presas como matéria-prima.

"[O dente] é muito grande", comentou Will Clyde, professor de geologia da UNH, em entrevista ao canal norte-americano NBC Boston. "Eu sempre adoro pensar na paisagem da região de New England com mamutes e mastodontes andando por aí. Em termos de tempo geológico, não foi há tanto tempo".

Dente de mamute - Reprodução/eBay - Reprodução/eBay
Fóssil encontrado por acaso por pescador tem cerca de 12 mil anos.
Imagem: Reprodução/eBay

O fóssil, contudo, não ficou na universidade. Rider decidiu guardá-lo em seu restaurante de iguarias marítimas, o que tem ajudado a atrair curiosos ao local, principalmente crianças.

Sem saber ao certo o que fazer com o dente, o pescador teve uma ideia assim que leu as notícias sobre a invasão russa à Ucrânia: fazer um leilão para arrecadar dinheiro e ajudar ucranianos.

"Eu não posso imaginar como está sendo para aquelas pessoas, então achamos uma organização de caridade que trabalha com comida e o nosso chefe conhecia o trabalho", explicou ele. "Obviamente, eu não posso resolver os problemas do mundo como um pescador, mas posso ajudar a diminuir o sofrimento."

O dinheiro do leilão, anunciado no eBay, irá para a World Central Kitchen, organização que está servindo comida em diferentes cidades da Ucrânia e em fronteiras ucranianas com outros países.

A Ucrânia afirma que já morreram ao menos 549 civis durante a invasão russa.