Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Fortes explosões são ouvidas em Kiev, na Ucrânia, diz TV

Do UOL, em São Paulo

12/03/2022 01h45

Uma equipe de reportagem da rede de TV americana CNN relatou ter ouvido fortes explosões próximo à Kiev, capital da Ucrânia, na noite de hoje (primeiras horas da manhã de sábado, horário local). Sirenes foram acionadas.

A jornalista Clarissa Ward, correspondente internacional do canal e que está na Ucrânia realizando a cobertura, descreveu o barulho como "uma saraivada ininterrupta, de apenas fortes estrondos à distância". Ainda não está claro se as explosões foram provocadas por ataques russos ou ucranianos.

Imagens de satélite divulgadas pela agência de notícias Reuters, nesta quinta-feira (10), mostraram que o enorme comboio militar russo, com 64 km de extensão, que está perto de Kiev, começou a se dispersar e se reorganizar pela região.

Os satélites revelaram que os comboios foram reposicionados em florestas e áreas arborizadas em Lubyanka. As imagens foram tiradas pouco antes do meio-dia, no horário de Kiev, pela Maxar Technologies, empresa de tecnologia espacial com sede em Westminster, no Colorado (EUA).

Veículos militares russos também foram vistos em vias de áreas residenciais na cidade de Ozera, a 27 km de Kiev. Caminhões de combustível e o que parecem ser vários lançadores de foguetes também foram vistos posicionados em um campo perto de árvores em Berestyanka, segundo a Maxar.

Forças russas avançam no Sudeste

Já o Ministério da Defesa da Rússia informou nesta sexta-feira (11) que as forças que participam da ofensiva na Ucrânia avançaram cerca de onze quilômetros para dentro do país vizinho, nas regiões do Sudeste ao redor da zona separatista de Donbas.

"As forças armadas da Federação Russa continuaram a ofensiva em uma frente ampla e chegaram à linha Novodonetskoye - Novomayorskoye - Yegorovka. O avanço foi de 11 quilômetros", detalhou o porta-voz do Ministério da Defesa russo, Igor Konashenkov, em uma coletiva de imprensa, segundo informaram agências de notícias russas.

O porta-voz também observou que as tropas da autoproclamada República Popular de Donetsk, "com apoio de fogo das Forças Armadas russas, se dirigiram para as cidades de Novoandreevka, Kirilovka e bloquearam Blagodatnoe".

Segundo dados divulgados hoje pelo porta-voz militar, a ofensiva conseguiu destruir mais de 3.200 pontos de infraestrutura militar, 98 aviões, 1.041 tanques e outros veículos blindados ucranianos nos 16 dias passados desde o início da guerra.