Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Biden diz que EUA enviarão 'equipamentos, tanques e armas' à Ucrânia

Do UOL, em São Paulo

15/03/2022 17h03

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou que enviará "equipamentos, tanques e armas" à Ucrânia, para que o país possa "agir diretamente contra as forças russas". O democrata fez um pronunciamento hoje sobre novas medidas de apoio aos ucranianos.

"Com esse novo financiamento nós estamos avançando rapidamente para apoiar os ucranianos que estão defendendo seu país", disse Biden, que garantiu apoio também aos países vizinhos da Ucrânia.

Além disso, o presidente dos EUA confirmou um pacote de US$ 13,6 bilhões de ajuda ao país. O projeto foi aprovado pelo Senado norte-americano na última semana. Biden agradeceu o trabalho conjunto de cooperação entre republicanos e democratas em favor do tema.

"A agressão do Putin contra a Ucrânia uniu as pessoas em toda a América, uniu os americanos no Congresso, e o mundo pela liberdade, para agir com urgência. Quero agradecer às lideranças do Congresso por trabalharem tão rapidamente para garantir os recursos que precisávamos", disse.

O montante liberado será usado em assistência humanitária, de defesa e econômica. Segundo Biden, os EUA também estão enviando suprimentos, produtos de higiene, e equipamentos para atender a feridos, além de água potável e alimentos.

A guerra entre a Rússia e a Ucrânia chega hoje ao 20º dia com novos ataques a áreas residenciais da capital Kiev e a retomada das negociações para o fim do conflito militar. Moscou diz que é cedo para fazer previsões sobre os resultados das conversas.

Mapa Rússia invade a Ucrânia - 26.02.2022 - Arte UOL - Arte UOL
Imagem: Arte UOL

Rússia proíbe entrada de Biden, Blinken e primeiro-ministro do Canadá

A Rússia anunciou hoje a proibição da entrada no país do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e do primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, como resposta a sanções impostas contra os russos. Outras autoridades dos dois governos também foram inseridas na lista de proibidos (confira lista completa abaixo).

Do lado norte-americano, entre os vetados pelo Ministério das Relações Exteriores, está o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken.

As ministras Mélaine Joly e Anita Anand - Relações Exteriores e Defesa, respectivamente - foram outras autoridades canadenses inseridas na lista de mais de 300 cidadãos ucranianos já proibidos de entrar na Rússia.

O Ministério das Relações Exteriores da Rússia, no entanto, ressaltou que manteve as relações oficiais com os EUA e, se necessário, garantirá que contatos de alto nível com pessoas dessa lista possam acontecer.

Confira abaixo quais autoridades estão proibidas de entrar na Rússia:

  • Joe Biden, presidente dos EUA
  • Antony Blinken, secretário de Estado dos EUA
  • Lloyd Austin, secretário da Defesa dos EUA
  • William Burns, chefe da CIA
  • Jake Sullivan, conselheiro de Segurança Nacional dos EUA
  • Justin Trudeau, primeiro-ministro do Canadá
  • Mélaine Joly, ministra das Relações Exteriores do Canadá
  • Anita Anand, ministra da Defesa do Canadá