Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Ucrânia diz que nove corredores de evacuação foram acordados hoje

Do UOL, em São Paulo

17/03/2022 08h13

O governo da Ucrânia disse hoje que nove rotas de evacuação que saem de diferentes cidades, incluindo Mariupol, sitiada por tropas russas, foram acordadas hoje, 22º dia do conflito.

Os corredores são áreas não ocupadas por forças militares e funcionam como uma forma de acesso legal dos civis a zonas fora da guerra. Eles são projetados para permitir o transporte seguro de ajuda humanitária para as cidades e a saída segura para moradores que desejam fugir.

Na terça-feira, a ONU (Organização das Nações Unidas) informou que, no total, o número de refugiados atingiu a marca de 3 milhões de pessoas.

Mapa Rússia invade a Ucrânia - 26.02.2022 - Arte UOL - Arte UOL
Imagem: Arte UOL

Iryna Vereshchuk, a ministra ucraniana responsável pelo tema, disse que outros corredores foram acordados na região de Kiev, incluindo de Borodianka a Zhytomyr e da vila de Shevchenkove a Brovary.

Além disso, a ministra disse que o governo planeja entregar ajuda humanitária às cidades de Hostomel e Bucha, bem como às aldeias de Semypolky, Markivtsi e Opanasiv.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse que os corredores de evacuação não funcionaram ontem, pois os militares russos não pararam de bombardear, interrompendo o movimento de moradores que tentavam escapar de Mariupol.

A situação na cidade portuária foi descrita como "catastrófica" por Vadym Denysenko, assessor do Ministério de Assuntos Internos da Ucrânia,

"A situação é catastrófica [em Mariupol], a situação é horrível lá. Até o momento, não temos informações mais ou menos estáveis, que possam ser reportadas ao país. Infelizmente, a situação é extremamente difícil lá", disse ele, em relato da plataforma Ukrinform.

Hoje, novos ataques à capital da Ucrânia, Kiev, foram registrados. Na capital, segundo informações iniciais, ao menos uma pessoa morreu em ataque a dois prédios residenciais.