Morre Madeleine Albright, ex-secretária de Estado dos EUA, aos 84 anos
Madeleine ,Albright, a primeira mulher secretária de Estado dos Estados Unidos, cargo mais alto da diplomacia norte-americana e uma das estadistas mais influentes de sua geração, morreu de câncer aos 84 anos, conforme anunciou sua família hoje.
Em um comunicado, a família de Albright disse que ela morreu "cercada por familiares e amigos" e homenageou "uma mãe, avó, irmã e amiga amorosa", além de uma "campeã incansável da democracia e dos direitos humanos".
A diplomata foi nomeada para seu cargo de maior destaque pelo então presidente Bill Clinton em 1996 e confirmada com unanimidade pelo Senado por 99-0. Além da política, Albright atuou também como professora universitária.
Em seu tempo de trabalho no governo dos Estados Unidos, ela se tornou conhecida por sua defesa da expansão da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), da democracia e da redução da disseminação de armas nucleares.
Albright era filha de um diplomata judeu, que fugiu com a família da Tchecoslováquia depois da ocupação nazista em 1939 para o Reino Unido. A família se mudou para Praga e, depois, se deslocou para os Estados Unidos.
*Com informações da AFP
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.