Topo

Esse conteúdo é antigo

Morre Madeleine Albright, ex-secretária de Estado dos EUA, aos 84 anos

28.agosto.2006 - A ex-secretária de Estado americano, Madeleine Albright - Timothy Greenfield-Sanders
28.agosto.2006 - A ex-secretária de Estado americano, Madeleine Albright Imagem: Timothy Greenfield-Sanders

Do UOL, em São Paulo

23/03/2022 16h25Atualizada em 23/03/2022 16h44

Madeleine ,Albright, a primeira mulher secretária de Estado dos Estados Unidos, cargo mais alto da diplomacia norte-americana e uma das estadistas mais influentes de sua geração, morreu de câncer aos 84 anos, conforme anunciou sua família hoje.

Em um comunicado, a família de Albright disse que ela morreu "cercada por familiares e amigos" e homenageou "uma mãe, avó, irmã e amiga amorosa", além de uma "campeã incansável da democracia e dos direitos humanos".

A diplomata foi nomeada para seu cargo de maior destaque pelo então presidente Bill Clinton em 1996 e confirmada com unanimidade pelo Senado por 99-0. Além da política, Albright atuou também como professora universitária.

Em seu tempo de trabalho no governo dos Estados Unidos, ela se tornou conhecida por sua defesa da expansão da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), da democracia e da redução da disseminação de armas nucleares.

Albright era filha de um diplomata judeu, que fugiu com a família da Tchecoslováquia depois da ocupação nazista em 1939 para o Reino Unido. A família se mudou para Praga e, depois, se deslocou para os Estados Unidos.

*Com informações da AFP