Ucrânia diz que destruiu navio de guerra; Rússia ataca depósito militar
As Forças Armadas da Ucrânia disseram que destruíram um grande navio militar da Rússia na noite de ontem no porto de Berdyansk, no sul da Ucrânia. O porto, que havia sido recentemente ocupado por forças russas com várias embarcações militares, foi abalado por uma série de fortes explosões logo após o amanhecer. A Rússia, por sua vez, afirmou que destruiu um depósito militar de combustível do Exército ucraniano próximo a Kiev.
O anúncio da destruição no navio russo foi feito pela Ucrânia no Facebook. Segundo a publicação, a embarcação se chamava Orsk e mais dois outros navios foram danificados, mas o nome do navio foi corrigido para Saratov em novo comunicado. Vários navios russos estavam descarregando equipamentos militares em Berdyansk nos últimos dias, de acordo com relatos de veículos de comunicação da Rússia.
"Um tanque de combustível de 3.000 toneladas também foi destruído. O fogo se espalhou para o depósito de munição do inimigo. Detalhes dos danos causados ao ocupante estão sendo esclarecidos", diz a publicação.
De acordo com informações divulgadas pelos Estados Unidos, a Ucrânia realizou um ataque bem-sucedido contra navios russos em Berdiansk, embora não esteja claro que tipo de armas foram usadas na ofensiva.
O Ministério da Defesa da Rússia havia informado anteriormente que "o grande navio de desembarque Orsk é o primeiro navio de guerra da Federação Russa a entrar no porto de Berdyansk". "Ele entregou equipamentos - veículos blindados de transporte de pessoal", disse comunicado da pasta. Segundo o governo russo, a embarcação pode transportar até 20 tanques ou até 40 veículos blindados.
Berdyansk fica no mar de Azov, a cerca de 70 quilômetros a sudoeste de Mariupol. A cidade tem uma pequena base naval e uma população de cerca de 100 mil habitantes.
Depósito militar ucraniano foi destruído, diz Rússia
A Rússia afirmou que destruiu ontem o maior depósito de combustível do exército ucraniano perto de Kiev, em um ataque com mísseis de cruzeiro.
Ontem à noite, "mísseis Kalibr de alta precisão tomaram como alvo uma base (de armazenamento) de combustível, perto da localidade de Kalinovka, ao lado de Kiev", anunciou o porta-voz do ministério russo da Defesa, Igor Konashenkov, em um comunicado.
"A maior reserva de combustível restava para o exército ucraniano, que foi usada para abastecer unidades na parte central do país, foi destruída", acrescentou o porta-voz. Konashenkov também informou que as forças russas destruíram equipamento militar ucraniano, incluindo três sistemas de defesa antiaérea e quatro drones.
Não foi possível confirmar as informações com fontes independentes.
* Com informações da AFP
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.