Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

'Moscou está assustada com entrevista a jornalistas russos', diz Zelensky

26.mar.2022 - Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, em pronunciamento feito na internet - Reprodução/Facebook
26.mar.2022 - Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, em pronunciamento feito na internet Imagem: Reprodução/Facebook

Do UOL, em São Paulo

28/03/2022 04h34

Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, reagiu à tentativa dos russos de censurar sua entrevista com jornalistas russos independentes, dizendo que Moscou, capital da Rússia, estava "assustada" por jornalistas "que podem dizer a verdade".

"Pessoas fortes de nosso país forte, hoje é o dia em que estou convencido repetidamente de quão longe estamos da Federação Russa", disse Zelensky em seu último discurso em vídeo no domingo (27).

"Imaginem, eles ficaram assustados em Moscou por causa da minha entrevista com jornalistas russos. Aqueles que podem dizer a verdade", completou o presidente ucraniano.

Roskomnadzor, Serviço Federal de Supervisão de Comunicações da Rússia, é um órgão de vigilância da mídia de Moscou. Neste domingo a pasta emitiu um aviso alertando os meios de comunicação proibindo a transmissão da entrevista.

Segundo Zelensky, os russos "destruíram a liberdade de expressão em seu estado, (e estão) tentando destruir o estado vizinho. Eles se retratam como atores globais. E eles próprios têm medo de uma conversa relativamente curta com vários jornalistas."

"Bem, se houver essa reação, então estamos fazendo tudo certo. Significa que eles estão nervosos", completou Volodymyr Zelensky.

A entrevista em vídeo, postada na íntegra no canal Telegram de Zelensky, apresentou perguntas de alguns dos jornalistas independentes da Rússia, incluindo o autor Mikhail Zygar e Tikhon Dzyadko, editor-chefe do canal recentemente fechado TV Rain.

Com informações da CNN Internacional