Zelensky: 'Ucrânia está pronta para aceitar status neutro e não nuclear'
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse, neste domingo (27), que a Ucrânia está pronta para aceitar um status neutro como parte de um acordo de paz com a Rússia, um importante ponto de discórdia com Vladmir Putin, presidente russo.
Segundo informações da CNN Internacional e BBC, Zelensky confirmou a mudança de status em entrevista para jornalistas independentes da Rússia.
"Garantias de segurança e o status neutro e não nuclear de nosso estado. Estamos prontos para aceitar isso", afirmou.
"Portanto, esta cláusula é uma cláusula de garantia de segurança para a Ucrânia. E como eles dizem que é para eles [garantias de segurança] também, é compreensível para mim e está sendo discutido. É aprofundado, mas estou interessado em garantir que seja não apenas mais um pedaço de papel." acrescentou Zelensky.
Zelensky também disse aos jornalistas que "este foi o primeiro ponto de princípio para a Federação Russa, se bem me lembro. E pelo que me lembro, eles começaram a guerra por causa disso", completou.
Em outro ponto da entrevista, Zelensky enfatizou mais uma vez seu desejo de chegar a um acordo de paz concreto com Vladmir Putin, porém, ressaltou que qualquer acordo teria que ser apresentado ao povo ucraniano em um referendo.
Segundo Zelensky, "as questões de Donbas e Crimeia devem ser discutidas e resolvidas" em negociações de paz, "então, estamos interessados um tratado sério a ser assinado."
O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, ainda afirmou que suas prioridades são a soberania e a integridade territorial nas próximas rodadas de negociações de paz.
Mais cedo, a presidência turca comunicou que, após um telefonema entre seu presidente Recep Tayyip Erdogan e Vladimir Putin, ambos "concordaram que a próxima rodada reuniões das delegações russa e ucraniana será realizada cidade turca de Istambul, de 28 a 30 de março."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.