Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Seria Putin? Famosa vidente previu um Vladimir como 'senhor do mundo'

Baba Vanga é conhecida por visões relacionadas ao 11 de setembro e à Segunda Guerra Mundial. - Picture Alliance/EPA/V. Gilotay
Baba Vanga é conhecida por visões relacionadas ao 11 de setembro e à Segunda Guerra Mundial. Imagem: Picture Alliance/EPA/V. Gilotay

Colaboração para o UOL

29/03/2022 12h45Atualizada em 29/03/2022 12h49

Uma profecia aparentemente ligada à invasão russa em curso na Ucrânia tem causado comoção entre os entusiastas do esoterismo. Há 42 anos, a famosa vidente búlgara Baba Vanga, morta em 1996, afirmou que a Rússia viverá, inevitavelmente, um momento de glória, enquanto um homem chamado Vladimir se tornará o "senhor do mundo'.

Famosa por previsões relacionadas a acontecimentos históricos como a Segunda Guerra Mundial e o 11 de setembro, Vanga é conhecida como a "Nostradamus dos Bálcãs", referências ao lendário astrólogo francês e à região europeia da qual a Bulgária faz parte. Nostradamus é citado como tendo previsto uma "ameaça do Leste", que pode ser ligada à invasão russa.

Em 1979, durante entrevista ao escritor russo Valentin Sidorov, estudioso de temas místicos, ela falou misteriosamente sobre o futuro da Rússia.

"Muito será trazido a uma vítima. Tudo vai derreter, como gelo, apenas algo permanece intocado: a glória de Vladimir, a glória da Rússia", diz um trecho da profecia, segundo o jormal Metro. "Tudo será removido do caminho por ela e não apenas será mantido, mas também se tornará o senhor do mundo".

As palavras de Vanga não costumam narrar fatos com precisão, mas há muitos casos em que é possível relacioná-las a episódios específicos da história da humanidade. Ao relatar uma premonição em 1989, a búlgara disse: "Os irmãos americanos vão cair após um ataque com aves de aço. Sangue inocente será derramado".

Putin - RIA Novosti Host Photo Agency/Ramil Sitdikov via Reuters - RIA Novosti Host Photo Agency/Ramil Sitdikov via Reuters
Segundo interpretações das visões de vidente, Vladimir Putin estaria a caminho de se tornar "senhor do mundo"
Imagem: RIA Novosti Host Photo Agency/Ramil Sitdikov via Reuters

Quando as Torres Gêmeas caíram após o atentado terrorista de 11 de setembro de 2001, a frase foi apontada como uma previsão do ataque. O desastre de Chernobyl, a morte da princesa Diana e a queda da União Soviética também são listados como fatos que teriam aparecido anteriormente em visões da mística.

Além de relatar premonições sobre acontecimentos de impacto global, Baba Vanga também era consultada por pessoas interessadas em saber o próprio futuro. De acordo com um estudo feito pelo sociólogo Georgi Lozanov, 80% daqueles que consultaram a vidente relataram que ela acertou as previsões.