Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Nostradamus citou guerra na Europa entre suas previsões: 'Ameaça do leste'

Do UOL, em São Paulo

24/02/2022 09h06Atualizada em 25/02/2022 15h54

Uma guerra na Europa em 2022 está entre as previsões de Nostradamus no livro "Les Prophéties", publicado em 1555, que une supostos 942 acontecimentos futuros em relação à vida do astrólogo francês, que morreu em 1566.

Entre suas profecias que ganharam fama estão indicações do assassinato de John F. Kennedy, a ascensão de Adolf Hitler e o Grande Incêndio de Londres, que destruiu partes centrais da capital inglesa em 1666.

Apesar de algumas das previsões se mostrarem acertadas, estudiosos apontam que é difícil estipular datas para os acontecimentos esperados por Nostradamus, já que ele se baseou em movimentos astrológicos para escrevê-los e não no calendário tradicional.

nostra - Wikimedia Commons - Wikimedia Commons
Retrato de Michel de Nostredame, conhecido como Nostradamus (pintura do século 17)
Imagem: Wikimedia Commons

Mesmo com as dificuldades, a previsão de uma guerra alcançando a Europa é uma das esperadas para 2022. Ao descrever o acontecimento, o profeta não faz menção direta à Rússia ou à Ucrânia, atualmente envolvidas em conflito direto, e sim a uma ameaça à França, vinda "do leste", segundo lembrou o tabloide Daily Star.

De acordo com a análise dos textos, o conflito deve acontecer em algum momento na primavera do continente europeu, entre os meses de março e junho.

Na noite de ontem, o governo russo anunciou uma "operação militar especial" na Ucrânia, que teria foco em regiões separatistas do país. Imagens de bombardeios e de comboios de Putin invadindo as fronteiras ucranianas já rodam a internet.

Nações como os Estados Unidos, França, Alemanha e Reino Unido já condenaram a ação e ameaçam a Rússia com sanções econômicas.

"Nostradamus dos Balcãs" previu guerra na Europa

Conhecida como "Nostradamus dos Balcãs", Baba Vanga, mística búlgara que ganhou fama por supostamente prever acontecimentos como o 11 de setembro e o Brexit, também fez previsões pós-Segunda Guerra envolvendo um novo conflito na Europa.

Baba, que nasceu em 1911 sob o nome Vangelia Gushterova, previu que o universo irá acabar em 5079, mas sendo atingido muito antes por uma série de "eventos devastadores".

Entre as catástrofes anunciadas pela vidente, que morreu em 1996, estava uma guerra na Europa iniciada por extremistas russos. Em 1979, durante uma reunião com o autor soviético Valentin Sidorov, ela previu a "glória de Vladimir, glória da Rússia".

"Tudo será tirado do caminho por ela, que não será apenas mantida, mas se tornará o senhor do mundo", concluiu Baba sobre o futuro da nação.