Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Rússia diz que ataque ucraniano em seu território afetará negociações

Do UOL, em São Paulo

01/04/2022 07h26Atualizada em 01/04/2022 07h36

O governo russo afirmou hoje que o ataque executado, segundo Moscou, por helicópteros ucranianos em território russo contra um depósito de combustível afetará as negociações bilaterais para acabar com a ofensiva na Ucrânia, que já dura 37 dias.

"Está claro que não se pode considerar isto como algo que vai criar as condições apropriadas para a continuidade das negociações", afirmou Dmitri Peskov, porta-voz da presidência russa, após a destruição de um depósito de combustível na região de Belgorod, na fronteira com a Ucrânia.

Segundo ele, o presidente russo, Vladimir Putin, já informado da situação.

O ataque em uma cidade russa acontece no dia em que os dois países devem retomar as conversas a respeito do conflito. Segundo o chefe da delegação ucraniana nas negociações com a Rússia, David Arakhamia, a retomada de reuniões acontece hoje, de forma virtual.

Peskov também negou que os 134 mil recrutas convocados pela Rússia serão utilizados no conflito com a Ucrânia.

Segundo o governador da região de Belgorod, Vyacheslav Gladkov, dois helicópteros ucranianos bombardearam um depósito de petróleo e dois funcionários ficaram feridos.

O fogo "engoliu os reservatórios de combustível", informou a mídia estatal russa TASS, citando o Ministério de Situações de Emergência da Rússia.

O grupo Rosneft, proprietário do depósito, anunciou que retirou os trabalhadores do local.

A cidade de Belgorod fica ao norte a cerca de 30 km da fronteira ucraniana e a 80 quilômetros ao norte de Kharkiv, uma grande cidade ucraniana atacada pelas tropas russas desde o início da ofensiva do Kremlin.

* Com AFP