Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Jornal: vídeo flagra soldados russos atirando contra ciclista em Bucha

Do UOL, em São Paulo

06/04/2022 09h58

Novas imagens mostram militares da Rússia abrindo fogo contra civis em Bucha, cidade localizada a cerca de 100 km de Kiev, capital da Ucrânia, recuperada pelas forças ucranianas. A filmagem, feita por ucranianos, mostra um ciclista como alvo, segundo o jornal norte-americano "The New York Times", que fez uma perícia independente para comprovar a veracidade das imagens.

Na gravação, um ciclista surge andando de bicicleta por uma das ruas, vira a esquina e, assim que faz a curva, um blindado russo dispara vários tiros de alto calibre contra ele. Militares em um segundo veículo atiram duas vezes na direção do ciclista. Uma nuvem de poeira e fumaça sobe na cena.

Segundo a reportagem, o vídeo foi gravado por ucranianos no início de março, quando as forças russas ainda mantinham a cidade. A autenticidade das imagens foi confirmada pelo jornal americano.

De acordo com a publicação, semanas depois, um corpo com roupas civis foi filmado ao lado de uma bicicleta no mesmo local do primeiro vídeo. O jornal também confirmou a autenticidade dessas segundas imagens. O corpo, com uma perna mutilada, está atrás de um pilar de concreto que desmoronou após supostamente um tiro de alto calibre. A roupa do cadáver combina com a do ciclista que aparece no primeiro registro.

O "The New York Times" fez análise das imagens e constatou que mais de 20 veículos militares russos estavam posicionados perto dos dois veículos que dispararam, ambos na mesma rua e se estendendo por quarteirões em uma rua transversal.

Bucha viveu um massacre

Cerca de 20 corpos foram encontrados espalhados nas ruas de Bucha, na semana passada, pelas forças militares ucranianas. Pelo menos um dos cadáveres estava com as mãos amarradas.

As autoridades ucranianas disseram que ainda não sabem a identidade das vítimas ou a causa das mortes. Os rostos dos falecidos tinham aparência cerosa, o que poderia indicar que estavam no local há vários dias. As vítimas usavam casacos, jaquetas ou suéteres, jeans, tênis ou botas. Dois estavam ao lado de bicicletas e outro perto de um carro abandonado. Alguns estavam de bruços e outros de costas.

A Ucrânia retomou o controle de localidades como Irpin, Bucha, Gostomel e toda a região de Kiev, considerada estratégica pelo governo do presidente russo, Vladimir Putin, mas que encontra uma forte resistência de tropas ucranianas.

O Ministério da Defesa da Rússia negou que tenha assassinado civis em Bucha e disse que as imagens de corpos são "outra produção do regime de Kiev para os meios de comunicação ocidentais".

Drone mostra cidade devastada

O Ministério da Defesa da Ucrânia publicou hoje a imagem aérea de Borodyanka, na região de Kiev, também recuperada pelas forças ucranianas.

Apenas 42 dias atrás, 13.000 pessoas viviam neste local. Os invasores russos trouxeram morte e destruição aqui. Eles queriam fazer o mesmo com toda a Ucrânia. Mas nosso exército reagiu. Borodyanka está novamente sob a bandeira ucraniana. Ministério da Defesa da Ucrânia, em post no Twitter