Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Toque de recolher é anunciado em Bucha para evitar saques e desativar minas

05.abr.2022 - Engenheiros de campo do Serviço de Emergência do Estado da Ucrânia realizam limpeza de minas entre veículos destruídos em uma rua de Bucha - GENYA SAVILOV / AFP
05.abr.2022 - Engenheiros de campo do Serviço de Emergência do Estado da Ucrânia realizam limpeza de minas entre veículos destruídos em uma rua de Bucha Imagem: GENYA SAVILOV / AFP

Do UOL, em São Paulo*

07/04/2022 07h36Atualizada em 07/04/2022 08h09

A Ucrânia anunciou hoje um toque de recolher nas proximidades da cidade de Bucha, a noroeste da capital Kiev, após o registro de saques e a identificação de minas e artefatos não detonados. As informações foram divulgadas pela CNN Internacional.

Centenas de corpos de civis foram descobertos em Bucha, alguns amarrados, após a retomada da cidade por forças ucranianas. Uma igreja local está recebendo os mortos —hospitais, necrotérios e cemitérios estão lotados.

"Um toque de recolher por sete dias será imposto em vários assentamentos do distrito de Bucha. Isso será feito por dois motivos: desminagem e evitar saques", informou Vadym Denysenko, assessor do ministro do Interior da Ucrânia.

Ele acrescentou que saqueadores estão aparecendo na cidade e que a polícia não consegue lidar sozinha com o problema.

O assessor também comentou sobre a tarefa de coletar e descartar minas e explosivos, que foram supostamente deixados pelo Exército russo.

"Só na região de Kiev, mais de 1.500 artefatos explosivos foram desminados ontem", afirmou Denysenko. "Também estamos falando [de desarmar explosivos] na região de Chernihiv, na região de Sumy —todos os territórios que conseguimos libertar."

França convoca embaixador da Rússia após mensagem sobre "encenação" em Bucha

O Ministério das Relações Exteriores da França convocou hoje o embaixador da Rússia no país após uma mensagem publicada no Twitter, considerada "indecente" pela representação diplomática.

No texto, o embaixador diz que o massacre em Bucha é um "cenário de filmagem", seguindo as declarações oficiais do Kremlin.

"Diante da indecência e da provocação da comunicação da embaixada da Rússia na França sobre o que aconteceu em Bucha, decidi convocar o embaixador russo", informou o ministro das Relações Exteriores, Jean-Yves Le Drian.

*Com informações de AFP