Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Galo de cerâmica, caminhada: como foi a visita surpresa de Johnson a Kiev

Do UOL*, em São Paulo

10/04/2022 10h41

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, caminharam por ruas vazias da capital ucraniana, Kiev, ontem. Em alguns momentos, eles esbarraram em cidadãos surpresos, que agradeciam a Johnson pelo apoio do Reino Unido à Ucrânia, alvo de uma guerra promovida pela Rússia desde 24 de fevereiro.

No sábado (9), o premiê fez uma visita surpresa a Zelensky. Durante a caminhada por Kiev, eles não usavam proteções visíveis. Cercados por soldados fortemente armados, eles seguiram para a rua Khrechtchatyk, a principal da capital ucraniana, onde cumprimentaram vários curiosos, relatou a agência AFP.

Um transeunte, visivelmente emocionado ao ver o primeiro-ministro britânico, disse: "Eu amo tanto o Reino Unido. Nos salvaram (...) Meus filhos e netos vão se lembrar! Precisamos de vocês. O mundo inteiro sabe disso", disse. "Queremos continuar apoiando o povo ucraniano enquanto for necessário", respondeu Johnson, vestido com terno escuro e gravata azul, ao lado de Zelensky, com traje militar.

Durante o passeio, uma mulher se aproximou dos dois líderes e os presenteou com dois jarros de cerâmica em forma de galo. Este é um símbolo da resistência ucraniana depois que um galo de cerâmica resistiu a um bombardeio que atingiu uma residência em Borodianka, cidade perto de Kiev.

Enquanto os dois líderes passeavam pelas ruas estranhamente vazias da capital ucraniana, cercados por soldados armados, uma mulher se aproximou e lhes deu os dois jarros de cerâmica em forma de galo.

Johnson e Zelensky foram à Praça da Independência, batizada de Maidan, palco das massivas manifestações pró-europeias no final de 2013, que levaram à queda do presidente pró-russo Viktor Yanukovych e ao conflito no leste da Ucrânia, em fevereiro de 2014.

Não muito longe da praça, visitaram o memorial "Centuria Celeste", em homenagem aos manifestantes que foram mortos a tiros durante a tentativa das autoridades de reprimir essa revolta.

O encontro foi marcado por elogios de Johnson a Zelensky, chamado de "leão" pelo britânico, além de exaltação à coragem dos ucranianos. "O mundo encontrou novos heróis, e esses heróis são o povo da Ucrânia."

A visita de Boris Johnson a Kiev no sábado não foi anunciada publicamente por nenhuma das partes. Esta foi a primeira vez que um líder do G7 viaja para a Ucrânia desde o início da ofensiva russa.

(Com AFP)