Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Recorde de tanques, aeronaves e ogivas: a força militar russa em números

Soldado ucraniano verifica os destroços de um tanque russo queimado - SERGEY BOBOK / AFP
Soldado ucraniano verifica os destroços de um tanque russo queimado Imagem: SERGEY BOBOK / AFP

Gabriel Dias

Colaboração para o UOL

11/04/2022 04h00Atualizada em 11/04/2022 08h50

O presidente russo, Vladimir Putin, assinou no final de março o decreto que ordena a convocação de 134.500 novos recrutas para o exército russo, que está em guerra com a Ucrânia. Atualmente a Rússia gasta cerca de US$ 61 bilhões (R$ 312 bilhões) por ano em Defesa e está entre os países que mais investem na área, junto com Estados Unidos, China, Índia e Arábia Saudita.

No início da guerra contra a Ucrânia, a Rússia tinha cerca de 2,9 milhões de soldados, 900 mil deles na ativa. Logo que iniciou o conflito, o governo russo mobilizou um efetivo que ultrapassa 190 mil combatentes em direção à Ucrânia.

O exército russo em números

Michael Clarke, que é especialista em segurança e ex-diretor do Royal United Services Institute, estima que o exército russo ativo seja composto 900.000 militares ativos, sendo 40% deles recrutas. São:

  • 280.000 soldados em terra
  • 165.000 soldados no aéreo
  • 150.000 soldados navais
  • Mais dois milhões de reservistas

Segundo a Flying Mag, a Força Aérea Russa possui ainda

  • 1.507 aeronaves de ataque
  • 1.837 aeronaves de apoio
  • 485 aeronaves de treinamento
  • 544 helicópteros
  • 820 aeronaves futuras

No total, a Força Aérea Russa é composta por 3.829 aeronaves ativas, e a grande maioria está estacionada na Rússia ou em torno da Europa Oriental.

Segundo o porta-voz do Comando da Aeronáutica da Ucrânia, Yuri Ignat, a Rússia já teve 56 aviões e 82 helicópteros destruídos pelas forças ucranianas.

Tanques e veículos blindados

26.mar.2022 - Tanque T80 da Rússia na região de Sumy, na Ucrânia - Iryna Rybakova/Press service of the Ukrainian Ground Forces/Handout via REUTERS - Iryna Rybakova/Press service of the Ukrainian Ground Forces/Handout via REUTERS
Tanque T80 da Rússia na região de Sumy, na Ucrânia
Imagem: Iryna Rybakova/Press service of the Ukrainian Ground Forces/Handout via REUTERS

A Rússia é líder disparada na quantidade de tanques de guerra, segundo índices da Global Firepower Index, empresa norte-americana especializada em estatísticas militares de mais de 140 países. Ela possui ainda cerca de 60.000 veículos militares.

O país iniciou a guerra com 12.420 tanques. A Ucrânia já teria capturado 117 tanques e perdido outros 74, segundo levantamento do site Oryx, que é associado ao veículo investigativo Bellingcat.

Os números reais, no entanto, podem ser maiores. No final de março, o Ministério da Defesa ucraniano afirmou que os russos perderam 509 tanques desde o início da invasão.

Armas nucleares

A quantidade de armas nucleares são todas estimadas. Mas, de acordo com a Federação de Cientistas Americanos, a Rússia possui cerca de 5.977 ogivas nucleares, o que inclui cerca de 1.500 que estão aposentadas ou prestes a serem desmanteladas.

A maioria dessas são consideradas armas nucleares estratégicas: mísseis balísticos ou foguetes, que podem ser direcionados a longas distâncias.

Perdas do exército russo

As estimativas de militares russos que foram mortos durante o combate contra a Ucrânia são bastante contraditórias. No final de março, o governo russo atualizou que 1.351 militares do país já morreram no conflito, enquanto 3.825 foram feridos.

No mesmo dia, o Estado Maior das Forças Armadas da Ucrânia informou que a Rússia já teria sofrido cerca de 17 mil baixas militares na guerra, sem detalhar quantos mortos, feridos ou capturados.

Mas dois dias antes, um oficial da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) estimou que a Rússia pode ter sofrido entre 30 mil e 40 mil baixas, entre mortos, feridos, prisioneiros e desaparecidos. Desse número, entre 7 mil e 15 mil teriam sido mortos.

Segundo o oficial, a estimativa foi baseada em um cálculo padrão usado em guerras onde um exército contabiliza três militares feridos para cada morto.

Além disso, as estimativas do Ministério da Defesa da Ucrânia, descritas pela vice-ministra Anna Malyar, sugerem que o exército russo perdeu 29 aeronaves, 29 helicópteros, 198 tanques e 846 veículos blindados de combate entre 24 de fevereiro e 10 de março.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferente do publicado, o decreto de Putin foi assinado em março, não abril.