Topo

Esse conteúdo é antigo

Calopsita perdida por 3 anos é achada com ajuda da música de um seriado

Calopsita achada nos arredores do Condado de Lancaster, na Pensilvânia (EUA). - Reprodução/Facebook
Calopsita achada nos arredores do Condado de Lancaster, na Pensilvânia (EUA). Imagem: Reprodução/Facebook

Colaboração para o UOL, em São Paulo

16/04/2022 04h00

Uma calopsita de estimação que ficou desaparecida por três anos foi encontrada graças ao amor do pássaro pela música tema de um programa de TV nos EUA.

O caso aconteceu no Condado de Lancaster, na Pensilvânia, quando Louise Duncan se deparou com o pássaro na varanda frontal de uma sede da Igreja Metodista. Logo ele percebeu que a calopsita não era uma espécie nativa.

"Eu sabia que não era um pássaro normal que aparecia por aqui, porque tinha uma pluma laranja ou amarela", disse ele, em entrevista à WGAL-TV.

Louise e a pastora da igreja Roseann Goldberg-Taylor colocaram a ave em uma caixa e entraram em contato com a Orca, uma organização local de resgate de animais.

Para encontrar os donos da calopsita, os membros da entidade compartilharam fotos do pássaro nas redes sociais e o conteúdo teve grande repercussão. Depois de um tempo, a Orca recebeu uma mensagem de uma família de Ephrata, cidade vizinha do Condado de Lancaster, que relatou que sua calopsita, chamada Lucky, havia escapado de sua casa três anos atrás.

De acordo com Libby Rannels, colaboradora da Orca, a equipe de resgate e a família compararam a calopsita encontrada com as fotos de Lucky e as características visuais entre ambos eram as mesmas.

No entanto, um membro da família não ficou totalmente convencido e sugeriu um teste: ele apelou para a reação emocional do pássaro com a música tema do antigo seriado "The Andy Griffith Show".

Calopsita Lucky interagindo com seu dono depois de ter desaparecido por três anos.  - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Calopsita Lucky interagindo com seu dono depois de ter desaparecido por três anos.
Imagem: Reprodução/Facebook

E o resultado foi surpreendente: o pássaro se encantou com a música, assobiou e se agitou conforme o ritmo, como se estivesse dançando. Para a família, não restavam mais dúvidas de que, na verdade, a misteriosa calopsita era mesmo Lucky.

"Ele começou a assobiar aquela música e o pássaro começou a dançar, meio que balançando a cabeça, então sabíamos que tinha que ser o mesmo pássaro", relatou Libby.

Apesar do reencontro emocionante entre Lucky e seus donos depois de anos, um novo problema foi percebido. Depois do desaparecimento de seu pet, a família se mudou para uma casa menor e não dispõe de espaço adequado para cuidar da calopsita.

Então, eles entraram em acordo com a direção da Orca, que acolheu permanentemente Lucky como o animal de estimação de seu escritório, até que a família tenha um espaço para voltar a conviver com a calopsita.