Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Ataque a Mariupol e reunião dos EUA com Ucrânia: guerra completa dois meses

24.04.2022 - Ataque da Rússia à Ucrânia  na aldeia de Mala Rohan, na região de Kharkiv, aconteceu na última sexta (22) - REUTERS
24.04.2022 - Ataque da Rússia à Ucrânia na aldeia de Mala Rohan, na região de Kharkiv, aconteceu na última sexta (22) Imagem: REUTERS

Do UOL, em São Paulo

24/04/2022 09h00Atualizada em 24/04/2022 17h35

O conselheiro presidencial da Ucrânia, Mykhailo Podolyak, acusou as forças da Rússia de atacar "continuamente" a usina siderúrgica localizada em Mariupol durante a Páscoa ortodoxa, neste domingo (24), quando a invasão russa no território da Ucrânia completa dois meses.

Diante do avanço russo no país, o presidente Volodomyr Zelensky disse esperar suporte de líderes mundiais que visitarão Kiev. A declaração ocorreu após o presidente ucraniano anunciar que se reuniria com representantes dos Estados Unidos hoje.

A Casa Branca se recusou a comentar sobre a possível viagem do secretário-geral do país, Antony Blinken e do ministro da Defesa Lloyd Austin.

"Amanhã, virão nos visitar autoridades americanos: me reunirei com o ministro da Defesa e com Antony Blinken", disse Zelensky em uma coletiva de imprensa em uma estação de metrô de Kiev no sábado (23).

Mapa Rússia invade a Ucrânia - 26.02.2022 - Arte UOL - Arte UOL
Imagem: Arte UOL

Zelensky disse ainda que está esperando "coisas específicas e armas específicas" das lideranças dos EUA, enquanto as forças russas avançam no leste e no sul do país durante o fim de semana.

A Ucrânia havia pedido uma trégua dos ataques durante o feriado mais importante do ano para a cultura local. Sem o cessar-fogo, os civis foram aconselhados por prefeitos de algumas cidades a celebrar o feriado em casa. Em algumas cidades ucranianas, fiéis se reuniram para celebrar o feriado nas ruas e em catedrais.

Plano de Moscou

O presidente russo, Vladimir Putin, disse no início da semana que as forças russas haviam dominado a região de Mariupol, mas ordenou que os militares não atacassem a usina de Azovstal, a última grande sede da defesa ucraniana na cidade.

Podolyak disse que o Kremlim "deveria pensar nos restos de sua reputação", na tentativa de fazer com que a Rússia a anunciasse uma trégua de Páscoa em Mariupol, além de abrir um corredor de evacuação e concordar com uma "rodada especial de negociações" para a troca de forças militares na cidade.

A Rússia revelou que o objetivo da invasão ao território ucraniano é assumir o "controle total" do sul do país e da região leste de Donbas. Isso faria com que fosse possível estabelecer um corredor terrestre ligando a Rússia e a Crimeia — península anexada aos russos em 2014.

Na visão do governo de Zelensky, as investidas russas no leste da Ucrânia são uma tentativa de despovoar a região. Tymofiy Mylovanov disse em entrevista à CNN internacional que a mensagem passada pela Rússia é "muito clara".

"Se você resistir, como Donbas, como o leste da Ucrânia, você será destruído. Isso não importa se você é militar ou civil. Portanto, a mensagem que a Rússia está enviando é 'renda-se ou seja apagada'".