Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Rússia x Ucrânia: No 79º dia, major ucraniano diz que Putin está doente

Do UOL, em São Paulo

13/05/2022 22h49

O chefe da inteligência militar da Ucrânia disse nesta sexta-feira (13) que o presidente russo, Vladimir Putin, sofre de um câncer e que há um golpe em andamento para removê-lo do poder. No entanto, nenhuma prova ou evidência foi apresentada. Hoje é o 79º dia de invasão da Rússia.

"Podemos confirmar que Putin está em péssimas condições psicológicas e físicas. Está muito doente. Ele sofre de várias doenças ao mesmo tempo, uma delas é o câncer", disse o major-general Kyrylo Budanov ao canal britânico "Sky News".

A mídia independente russa Proekt já havia dito, este ano, que Putin enfrenta um câncer na tireoide. O Kremlin negou que o líder esteja doente.

Um relatório de inteligência do Pentágono já havia informado que Putin tinha câncer no intestino e, na ocasião, a informação também foi negada pela Rússia.

Finlândia e Suécia na Otan

Até a próxima semana, Finlândia e Suécia devem anunciar se tentarão o processo para aderir à Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte). Desde o início do conflito com a Ucrânia, os dois se sentem ameaçados pelos planos russos de instalar armas nucleares na região do Báltico.

A ministra das Relações Exteriores da Suécia, Ann Linde, disse hoje que a adesão à Otan ajudaria a estabilizar o país e também poderia beneficiar outras nações ao redor do Mar Báltico. Tanto a Suécia quanto a Finlândia adotam a neutralidade militar desde a Guerra Fria.

O presidente turco Recep Tayyip Erdogan declarou ser contra a entrada de Finlândia e Suécia na Otana Turquia tem o segundo maior exército da aliança militar, atrás apenas dos EUA..

Segundo o porta-voz do governo russo, Dmitry Peskov, Putin vê "potenciais ameaças à segurança" da Rússia com a possibilidade da entrada dos países na aliança militar.

"Uma troca de pontos de vista ocorreu sobre o tema da decisão da Finlândia e da Suécia de aderir à Otan e as potenciais ameaças à segurança da Rússia decorrentes a esse respeito", disse Peskov. Uma das alegações de Putin para invadir a Ucrânia foi o avanço da Otan em direção ao território russo.

Após manifestações públicas de interesse dos países para integrar a aliança militar, a Rússia anunciou que vai suspender o fornecimento de eletricidade à Finlândia a partir de amanhã (14).

Rússia e EUA conversam pela 1ª vez

Pela primeira vez desde o início do conflito, o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin, conversou pelo telefone com o seu homólogo russo, Sergei Shoigu. A informação, divulgada pelo Pentágono, é de que os americanos pediram um cessar-fogo imediato na Ucrânia.

Segundo a agência de notícias russa Tass, o Ministério da Defesa russo afirma que a ligação aconteceu "por iniciativa do lado norte-americano".

Desde o começo da guerra, os EUA enviaram cerca de 3,8 bilhões de dólares (R$ 19,4 bilhões) de auxílio militar à Ucrânia — fora os mais 40 bilhões de dólares (R$ 204 bilhões) aprovados nesta semana para envio ao país.

Também hoje:

Mapa Rússia invade a Ucrânia - 26.02.2022 - Arte UOL - Arte UOL
Imagem: Arte UOL

Com informações de AFP, ANSA e Reuters