Ucrânia pede para Alemanha ajudar país a se tornar membro da União Europeia
O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, pediu à Alemanha para assumir a liderança no processo que levará a Ucrânia a se tornar parte da União Europeia. A declaração foi dada por ele neste domingo (15) em um vídeo publicado nas redes sociais.
"É inevitável que a Ucrânia receba um status de candidato mais cedo ou mais tarde. As elites alemãs têm a opção de liderar esse processo e inscrever seus nomes na história da Europa ou ainda acontecerá, mas sem sua liderança", disse Kuleba.
O ministro informou ainda que durante sua visita a Berlim teve uma discussão "muito racional" com os líderes alemães sobre a Ucrânia fazer parte da UE.
Em 28 de fevereiro deste ano, o presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky, assinou pedido para o país fazer parte do grupo. "O apoio à nossa coalizão antiguerra é incondicional e sem precedentes", disse Zelensky, na época.
No vídeo publicado hoje, Kuleba também contou ter participado de uma reunião com ministros do G7. Ele afirmou que pediu uma "solução" para tirar o bloqueio russo feito na exportação de produtos agroindustriais ucranianos.
"A agressão russa está levando o mundo à fome. É por isso que é importante trabalhar também com os países africanos. Queremos que eles ajudem a resolver esse problema", disse o ministro ucraniano.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.