Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Zelensky: Ucrânia está pronta para trocar prisioneiros de guerra com Rússia

Do UOL, em São Paulo

24/05/2022 08h06Atualizada em 24/05/2022 08h08

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse ontem em participação por videoconferência no Fórum Mundial Econômico, em Davos, que Kiev está pronta para trocar prisioneiros de guerra com a Rússia. O conflito entre os dois países começou em 24 de fevereiro e completou hoje 90 dias.

Em seu discurso, o líder ucraniano também cobrou que seus aliados continuem pressionando Moscou.

"A troca de pessoas é uma questão humanitária hoje e uma decisão muito política que depende do apoio de muitos estados", afirmou Zelensky.

"É realmente importante que o mundo inteiro não implore à Rússia, não importa as circunstâncias, ou faça concessões à Rússia", acrescentou o presidente ucraniano.

[Eles devem] manter a pressão política da maneira que puderem, por meio de poderosas conexões comerciais, por meio do fechamento de negócios, embargo de petróleo e por ameaças, ameaças reais de sanções, frustrando negócios. Podemos intensificar ativamente o intercâmbio de nosso povo para militares russos. Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia

Ainda segundo Zelensky, a Ucrânia já poderia fazer a troca de militares "amanhã". "Não precisamos dos militares russos, só precisamos dos nossos", disse, completando que os ucranianos também encheram "dezenas de milhares" de sacos pretos com os restos mortais de soldados russos deixados para trás.

Zelensky se reunir com Putin é 'esforço de relações públicas'

A Rússia criticou as declarações recentes de Zelensky e disse que uma eventual reunião entre o líder ucraniano e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, é "puro esforço de relações públicas".

A prontidão do presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, para se reunir apenas com o presidente russo Vladimir Putin para a continuação do processo de negociação é um esforço puro de relações públicas, disse o primeiro deputado do enviado russo à ONU,

"Este é definitivamente um esforço puro de relações públicas", disse o embaixador da Rússia na ONU (Organização das Nações Unidas), Dmitry Polyansky, em entrevista ao Soloviev Live TV Channel, segundo a agência de notícias TASS.

"As pessoas que não sabem não entendem que as negociações da cúpula devem ser preparadas minuciosamente, e a agenda deve ser acordada de ambos os lados e algum trabalho de base de especialistas deve ser feito até então. Caso contrário, não há necessidade de conversar", afirmou o diplomata.

Mapa Rússia invade a Ucrânia - 26.02.2022 - Arte UOL - Arte UOL
Imagem: Arte UOL

Polyansky também disse que não foi a Rússia que "congelou" as negociações. "Alguns contatos estão sendo implementados e esperamos de certa forma respostas dos ucranianos a partir de propostas formuladas há algum tempo", completou.

Zelensky disse ontem que estava pronto para se encontrar apenas com o presidente russo e apenas no caso de a questão do fim do conflito ser discutida durante as negociações.