Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Após ataque em escola, governador do Texas é criticado por tweet pró-armas

Greg Abbott, governador do Texas, é criticado após usuários resgatarem tweet de 2015 em que ele incentiva compra de armas - Tom Fox-Pool/Getty Images
Greg Abbott, governador do Texas, é criticado após usuários resgatarem tweet de 2015 em que ele incentiva compra de armas Imagem: Tom Fox-Pool/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

25/05/2022 10h49Atualizada em 25/05/2022 11h01

Após o massacre que deixou 19 crianças e 2 adultos mortos na Robb Elementary School, uma escola em Uvalde, no Texas, usuários resgataram um tweet de 2015 do governador Greg Abbott em que ele diz estar "envergonhado" por o Texas ser o segundo estado que mais compra armas nos Estados Unidos, atrás da Califórnia.

"Vamos acelerar o ritmo", escreveu ele. Na época, Abbott cumpria seu primeiro ano de mandato como governador do Texas.

No Twitter, usuários criticaram a postagem. Um deles escreveu: "Você ainda está envergonhado por ser apenas o número 2 em vendas de armas, governador?". Em tom de ironia, outro usuário escreveu: "Você deve estar tão orgulhoso hoje".

Em junho de 2021, Abbott assinou sete leis para facilitar o porte de arma no Texas e blindar seus compradores. Um dos projetos de lei aprovado permite que hóspedes guardem suas armas de fogo em quartos de hotel. Outra protege texanos de regulamentos federais de controles de arma.

O terceiro texto aprovado proíbe qualquer entidade governamental de contratar qualquer empresa que discrimine empresas ou organizações de armas de fogo e munições.

Políticos do nível federal ao nível local ameaçaram tirar armas de cidadãos cumpridores da lei -mas não vamos deixar isso acontecer. O Texas sempre será o líder na defesa da Segunda Emenda, e é por isso que construímos uma barreira em torno dos direitos das armas nesta sessão.
Declaração do governador do Texas, Greg Abbott

"Essas sete leis protegerão os direitos dos cidadãos cumpridores da lei e garantirão que o Texas continue sendo um bastião da liberdade", acrescentou.

Ataque à escola foi realizado dias antes do fim do ano letivo - REUTERS/Marco Bello - REUTERS/Marco Bello
Ataque à escola foi realizado dias antes do fim do ano letivo
Imagem: REUTERS/Marco Bello

O massacre na Robb Elementary School começou por volta das 11h (horário local), dois dias antes do encerramento das aulas no distrito, que celebraria a formatura deste ano na próxima sexta-feira (27).

Antes de ir à escola, o atirador de 18 anos assassinou a avó. Ele foi morto pela polícia. Segundo autoridades norte-americanas, o homem também era aluno da Robby Elementary School, mas ainda não se sabe as motivações do criminoso.

Reação

A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, se pronunciou sobre o caso dizendo que "toda vez que uma tragédia como essa acontece, nosso coração parte, mas, ainda assim, continua acontecendo. Já chega".

Como uma nação, nós temos que ter coragem de agir e entender o que faz sentido em uma política pública razoável e sensível para assegurarmos, de alguma forma, que isso não aconteça nunca mais.

O caso começa a pautar as discussões no país como um todo, envolvendo inclusive o presidente Joe Biden, cuja agenda inclui uma revisão nas regras de controle de armas de fogo nos Estados Unidos.

Em pronunciamento à nação, o presidente, falando da Casa Branca, disse que "perder um filho é como ter um pedaço de sua alma arrancado". "Há um vazio no seu peito e você sente que será sugado por ele. Nada mais é o mesmo", resumiu, antes de dizer que "é preciso fazer mais" e pedindo urgência aos legisladores.

O senador de Connecticut Chris Murphy se pronunciou aos colegas para questioná-los o que eles estariam fazendo no Congresso se não se envolvem para impedir a ação de atiradores em escolas — foi em Connecticut que, em 2012, 26 pessoas foram mortas em um ataque à escola Sandy Hook Elementary School.

"Pensamentos e orações não são o bastante", resumiu Hillary Clinton em pronunciamento nas redes sociais na noite de hoje.