Após ataque em escola, governador do Texas é criticado por tweet pró-armas
Após o massacre que deixou 19 crianças e 2 adultos mortos na Robb Elementary School, uma escola em Uvalde, no Texas, usuários resgataram um tweet de 2015 do governador Greg Abbott em que ele diz estar "envergonhado" por o Texas ser o segundo estado que mais compra armas nos Estados Unidos, atrás da Califórnia.
"Vamos acelerar o ritmo", escreveu ele. Na época, Abbott cumpria seu primeiro ano de mandato como governador do Texas.
No Twitter, usuários criticaram a postagem. Um deles escreveu: "Você ainda está envergonhado por ser apenas o número 2 em vendas de armas, governador?". Em tom de ironia, outro usuário escreveu: "Você deve estar tão orgulhoso hoje".
Em junho de 2021, Abbott assinou sete leis para facilitar o porte de arma no Texas e blindar seus compradores. Um dos projetos de lei aprovado permite que hóspedes guardem suas armas de fogo em quartos de hotel. Outra protege texanos de regulamentos federais de controles de arma.
O terceiro texto aprovado proíbe qualquer entidade governamental de contratar qualquer empresa que discrimine empresas ou organizações de armas de fogo e munições.
Políticos do nível federal ao nível local ameaçaram tirar armas de cidadãos cumpridores da lei -mas não vamos deixar isso acontecer. O Texas sempre será o líder na defesa da Segunda Emenda, e é por isso que construímos uma barreira em torno dos direitos das armas nesta sessão.
Declaração do governador do Texas, Greg Abbott
"Essas sete leis protegerão os direitos dos cidadãos cumpridores da lei e garantirão que o Texas continue sendo um bastião da liberdade", acrescentou.
O massacre na Robb Elementary School começou por volta das 11h (horário local), dois dias antes do encerramento das aulas no distrito, que celebraria a formatura deste ano na próxima sexta-feira (27).
Antes de ir à escola, o atirador de 18 anos assassinou a avó. Ele foi morto pela polícia. Segundo autoridades norte-americanas, o homem também era aluno da Robby Elementary School, mas ainda não se sabe as motivações do criminoso.
Reação
A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, se pronunciou sobre o caso dizendo que "toda vez que uma tragédia como essa acontece, nosso coração parte, mas, ainda assim, continua acontecendo. Já chega".
Como uma nação, nós temos que ter coragem de agir e entender o que faz sentido em uma política pública razoável e sensível para assegurarmos, de alguma forma, que isso não aconteça nunca mais.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.