Topo

Esse conteúdo é antigo

Vídeo mostra como tiro de fuzil AR-15 afeta um corpo: 'Explosão por dentro'

Experimento de universidade dos EUA mostrou impacto de tiro de AR-15 no corpo humano - Reprodução/Twitter
Experimento de universidade dos EUA mostrou impacto de tiro de AR-15 no corpo humano Imagem: Reprodução/Twitter

Do UOL, em São Paulo

12/06/2022 04h00

Um grupo de pesquisadores usou gelatina para demonstrar o impacto de um tiro disparado por fuzis AR-15 em comparação com pistolas comuns. As imagens do experimento, feito na Wayne State University, no Michigan (EUA), mostram que o disparo cria "uma explosão dentro do corpo humano".

O bloco usado pelos pesquisadores para o teste balístico é composto por 20% de gelatina e simula o tecido humano. A professora Cynthia Bir, uma das líderes do estudo, explicou à CNN norte-americana que a bala de uma pistola comum cria uma expansão temporária no bloco gelatinoso segundos depois de entrar nele, em que parte do tecido aumenta, mas depois se recolhe, criando um dano menor.

Já no impacto causado pelo fuzil AR-15, projetada originalmente para uso militar, a deformação no bloco gelatinoso é muito mais agressiva, com a estrutura se deformando assim que a bala a atinge e logo depois se rompe, em vez de se recuperar parcialmente, no que é equivalente a uma "explosão" dentro do corpo (veja no vídeo abaixo).

Bir explica que o impacto de um tiro de AR-15 no corpo de uma criança é ainda mais intenso, já que seus órgãos são mais próximos uns dos outros, criando um dano maior do que em um adulto.

As armas testadas no estudo são populares entre os responsáveis por massacres no país, como o criminoso de 18 anos que matou 19 crianças e duas professoras em uma escola de Uvalde, no Texas, em 24 de maio. Elas também são encontradas com traficantes e milicianos em locais como o Rio de Janeiro.

Dias antes do crime em Uvalde, Salvador Ramos chegou a postar nos stories de seu perfil no Instagram fotos de dois fuzis AR-15. Vários colegas de classe confirmaram que a conta pertencia ao suposto atirador, que foi morto a tiros por policiais. Ele comprou as potentes armas apenas uma semana antes do tiroteio, quando fez aniversário e chegou a maioridade.

O fuzil também foi utilizado por Nikolas Cruz, que matou 17 pessoas em uma escola de ensino médio em Parkland, na Flórida, em 14 de fevereiro de 2018. Ele foi expulso da instituição pouco antes do crime, por questões disciplinares. Hoje com 23 anos, ele está preso e já se declarou culpado dos homicídios. A pena mínima para seus crimes é a prisão perpétua, mas a promotoria busca pena de morte.

O mesmo fuzil foi a arma escolhida nas chacinas de Newtown, Las Vegas e San Bernardino.

O AR-15 é semiautomático - disparando uma bala cada vez que o gatilho é puxado - mas permite modificações para que as balas sejam disparadas continuamente até o gatilho ser solto, tornando-o automático e facilitando o disparo em massa.