PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Orangotango é flagrado fumando e gera críticas a zoo no Vietnã; veja

Do UOL, em São Paulo

23/06/2022 09h35Atualizada em 24/06/2022 10h33

Um orangotango fumando chamou a atenção em zoológico da cidade de Ho Chi Minh, no Vietnã. Segundo o jornal indiano Indiatimes, ativistas ficaram indignados com o ocorrido pois, além de não ser algo aceitável, o animal da espécie Pongo pygmaeus, conhecida como orangotango-de-bornéu, está ameaçado de extinção.

No vídeo, o animal observa o público, que começa a gritar para que ele não faça isso. Ele então leva o cigarro até a boca duas vezes. Após o bicho fumar, ele ainda apaga o cigarro e encosta na parede.

De acordo com o zoológico, o orangotango não pegou o cigarro deliberadamente, ele apenas o encontrou depois de ter sido jogado ali por um visitante. A mídia local reportou que houve muitos incidentes de visitantes jogando lixo nas gaiolas dos animais, apesar dos sinais de alerta pedindo para que isso não seja feito, já que eles vivem ali.

O porta-voz do local também contou que os animais aprendem a usar o que as pessoas usam. "As pessoas costumam jogar coisas nas gaiolas dos animais e o orangotango aprende a usar esses objetos vendo como as pessoas os usam".

Ele também afirmou que a segurança do zoológico não consegue ficar de olho em tudo, visto que há muitos outros animais ali.

Ativistas da causa animal reprovaram o ocorrido e criticaram quem descartou o cigarro onde não devia. Eles também chamaram a atenção para que o controle no zoológico seja maior.

Pongo pygmaeus, conhecido como orangotango-de-bornéu

Nativo da ilha de Bornéo, essa espécie de orangotango pertence ao único gênero de grandes primatas na Ásia, juntamente com o orangotango-de-sumatra.

O animal corre risco de extinção devido aos incêndios, à destruição florestal em troca de plantações de óleo de palma e ao tráfico ilegal de filhotes da espécie.

Internacional