Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Ucrânia divulga vídeo do momento em que míssil russo atinge shopping; veja

Do UOL, em São Paulo

29/06/2022 08h01Atualizada em 29/06/2022 09h53

Um vídeo divulgado pelo presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, mostra o momento em que um míssil atribuído aos russos atingiu um shopping em Kremenchuk na última segunda-feira (27). O ataque matou pelo menos 20 pessoas e deixou 59 feridos, segundo as últimas atualizações.

Zelensky divulgou o vídeo em seu pronunciamento diário feito na noite de ontem. A página do Ministério da Defesa da Ucrânia também divulgou-o junto à informação de que, até o momento, já foram 2.811 mísseis russos que atingiram o país.

"É óbvio que os assassinos russos receberam as coordenadas certas para esse míssil. Eles queriam matar o maior número de pessoas possível em uma cidade pacífica, em um shopping comum", declarou.

Já o exército russo afirmou que atacou um depósito de armas em Kremenchuk, o que provocou explosões que incendiaram um centro comercial que, segundo as autoridades, estava fechado.

"As explosões de munição para armas ocidentais provocaram um incêndio no shopping próximo, que não estava em operação no momento", afirmou o exército em comunicado.

Shopping atingido por míssil

De acordo com a Força Aérea ucraniana, o shopping "altamente frequentado" de Kremenchuk foi atacado por mísseis disparados por bombardeiros de longo alcance Tu-22 da região russa de Kursk.

O ataque foi descrito como "totalmente execrável" pelo porta-voz da ONU, Stéphane Dujarric. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, definiu o bombardeio como "cruel", enquanto o G7 qualificou a ação como um "crime de guerra".

*Com informações da AFP