Topo

Esse conteúdo é antigo

'Primo' do ebola, vírus agressivo mata 2 pessoas em Gana e alerta a OMS

Marburg é motivo de preocupação para OMS - Reprodução/Wikimedia Commons
Marburg é motivo de preocupação para OMS Imagem: Reprodução/Wikimedia Commons

Do UOL, em São Paulo

08/07/2022 13h15Atualizada em 08/07/2022 13h17

Uma doença vem fazendo a OMS (Organização Mundial da Saúde) se atentar a um possível novo surto. O vírus de Marburg não é novo, mas pode estar de volta: dois pacientes morreram dessa enfermidade na África, segundo o tabloide britânico Daily Mail. O vírus e a doença, que levam o mesmo nome, já causaram epidemias em 1967, 1975, 1980, 1987, 1998, 2004 e 2005 e 2007 a 2014.

O vírus provoca uma doença que causa febre hemorrágica grave e é letal em cerca de 70% dos casos, segundo os Médicos sem Fronteiras. O fator preocupante é que não há tratamento específico, como vacinas ou antivirais. Os pacientes têm sangramentos por vários orifícios, como nariz, gengivas, olhos e vagina. Nos dois casos detectados, eles tiveram diarreia, febre, náuseas e vômitos.

A OMS já enviou especialistas para auxiliar chefes de saúde em Gana, onde dois pacientes, que não se conheciam, morreram da doença. A organização agora reavalia os testes iniciais que deram positivo para Marburg. A doença já foi associada a surtos em Angola, República Democrática do Congo, Quênia, África do Sul e Uganda.

Segundo a BBC, 34 pessoas que tiveram contato com as duas pessoas estão em isolamento. As autoridades não encontraram novos casos suspeitos desde que coletaram amostras há duas semanas.

As autoridades de saúde dizem que não encontram novos casos há duas semanas, desde que coletaram as primeiras amostras há duas semanas.

O patógeno é apontado como uma ameaça pandêmica, assim como foi a covid-19, e a OMS o descreve como "propenso a epidemias". Marburg é considerado um "primo" mortal do Ebola, que também já causou problemas no continente africano.

Dr, Francis Kasolo, representante da OMS em Gana, confirmou as investigações. "As autoridades de saúde estão investigando a situação e se preparando para uma possível resposta ao surto. Estamos trabalhando em colaboração com o país para aumentar a detecção, rastrear contatos e estar prontos para controlar a propagação do vírus".

Além disso, as autoridades se preparam para ir às comunidades, alertá-las e educá-las sobre os perigos da doença, a fim de que os habitantes colaborem com as equipes de resposta a emergências.

Histórico do vírus e da doença

O vírus de Marburg foi detectado pela primeira vez em humanos em 1967, na Alemanha e na Sérvia, após ser transmitido para funcionários de laboratório por meio de macacos trazidos de Uganda.

O vírus é transmitido por morcegos frugívoros, mas pode se espalhar entre humanos através do sangue, fluídos corporais e superfícies contaminadas.