Ração de combate: o que tem na comida dos militares russos e ucranianos?
Uma comida militar, ou 'ração de combate', precisa ser, essencialmente, de fácil preparo, fácil distribuição e fácil consumo. Precisa ainda ser capaz de suprir as necessidades de um soldado por um período mínimo de 24 horas.
No Brasil, segundo o Exército, esse tipo de ração operacional costuma ter itens desidratados, como refrescos, achocolatado, macarrão de rápido preparo, geleias, carne e industrializados, como doces e biscoitos.
E na guerra Ucrânia x Rússia?
Na guerra ocorrida no leste europeu há relatos de que ambos os lados estariam sofrendo com falta de alimentos. A causa também pode estar ligada aos temores de uma crise alimentar provocada pelos ataques russos em regiões produtoras de grãos na Ucrânia, além das barreiras no Mar Negro, por onde passam navios carregando cereais como trigo e milho.
Uma crise alimentar dentro dos exércitos ainda não se comprovou e uma reportagem do Kyiv Independent mostrou, inclusive, o que há dentro dos kits de alimentos militares de cada país.
No vídeo, Illia Ponomarenko e Igor Kossov compararam os MREs (meat-ready-to-eat ou comida pronta para consumo) dos russos e ucranianos, onde constam os seguintes itens:
Kit russo (serve para alimentar por até 24h, em três refeições)
- Bacon
- Patê
- Queijo enlatado
- Molho de maçã
- Arroz com carne (bife)
- Bolinhas de carne
- Chocolate amargo
- Bolacha
- Abobrinha
Kit ucraniano
- Cookies
- Arroz com carne
- Patê
- Cavedinha Francesa (tipo de cereal presente na Europa, rico em fibras e amido)
- Saquinhos de açúcar
- Saquinhos de café
É possível comprovar que os kits de ambos os exércitos são do tipo 'enlatados' e ricos em carboidratos de rápida absorção, para ganho imediato de energia, além de alimentos ricos em fibras, que ajudam na digestão.
No entanto, apesar das semelhanças, a comida servida aos militares russos é mais variada e farta do que a dos ucranianos.
Inclusive, se algum brasileiro quiser provar os 'MRES', há sim essa possibilidade. Pela internet, um kit de comida militar da Rússia pode ser comprado por até R$ 397. Já o MRE ucraniano é encontrado por até R$ 212.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.