Topo

Esse conteúdo é antigo

Como no Atacama: 6 crateras gigantes que surgiram e intrigaram o mundo

Do UOL, em São Paulo

03/08/2022 10h51Atualizada em 03/08/2022 11h04

Um buraco com 32 metros de diâmetro e 64 metros de profundidade surgiu no deserto de Atacama, no Chile, e deixou as autoridades da região em alerta desde o final de semana. Mas ela não é a única: outras crateras, buracos e fendas também já geraram preocupações antes, algumas delas envoltas em mistérios quanto ao seu surgimento.

No Atacama, a profundidade do buraco foi estimada pela imprensa local como equivalente a 26 pavimentos de um edifício. O prefeito de Tierra Amarilla, Cristóbal Zúñiga, alertou que a cratera "ainda está ativa" e cresce em direção às casas. "Estamos preocupados, pois é um medo constante o fato de estarmos cercados por jazidas de mineração e obras subterrâneas sob nossa comunidade".

Para além da cratera chilena, o UOL lista a seguir outros fenômenos, com buracos que já chegaram a engolir casas e alguns mistérios até hoje não resolvidos.

México

Buraco chegou ao tamanho de 125 metros, alarmando moradores de área rural no México  - Reprodução/Youtube - Reprodução/Youtube
Buraco chegou ao tamanho de 125 metros, alarmando moradores de área rural no México
Imagem: Reprodução/Youtube

No México, um buraco de cerca de 30 metros de diâmetro que surgiu após um "forte estrondo" no povoado de Santa Maria Zacatepec em 2021. O buraco foi crescendo, ultrapassou os 125 metros de diâmetro e 45 de profundidade e chegou a engolir casas da região.

Após alguns meses de investigações, o governo mexicano descobriu que o buraco foi ocasionado por um "processo natural de dissolução de calcário", sem qualquer evidência de ser ocasionado por atividade humana.

Rússia

Cratera possui 80 metros de diâmetro e chama atenção até hoje - Reprodução/Youtube - Reprodução/Youtube
Cratera possui 80 metros de diâmetro e chama atenção até hoje
Imagem: Reprodução/Youtube

Em 2014, uma cratera com cerca de 80 metros de diâmetro e 50 de profundidade apareceu na província de Yamal, na Sibéria, em um local conhecido como "fim do mundo". Ela foi a primeira de uma série de buracos do tipo que surgiram na região. Hoje, ao todo, 17 buracos do tipo foram contabilizados na área.

A razão do surgimento dos buracos, que têm a cor das paredes internas escura, ainda é um mistério para cientistas. Entre as hipóteses levantada para a causa das crateras, está o derretimento do gelo na região por causa do aquecimento global.

Antártica

Buraco no continente antártico cresceu ao longo de seis semanas, se aproximando do tamanho do estado do Paraná - Nasa/Divulgação - Nasa/Divulgação
Buraco no continente antártico cresceu ao longo de seis semanas, se aproximando do tamanho do estado do Paraná
Imagem: Nasa/Divulgação

Em 2017, um buraco com quase 10 mil quilômetros quadrados apareceu no continente antártico, crescendo ao longo de seis semanas e chegando quase ao tamanho do estado do Paraná.

O buraco havia aparecido pela primeira vez em 1974 e "desapareceu" por décadas, voltando a intrigar os cientistas em 2017, quando apareceu no período do inverno. Um estudo publicado pelo Journal of Geophysical Research: Atmospheres, revista científica dos Estados unidos, em 2019, mostrou que ciclones intensos registrados na região podem ter levado o gelo para longe na região.

China

Buraco com 192 metros de profundidade encontrado na China tem três árvores de 40 metros, se direcionando para a luz do sol na entrada da 'caverna' - Song Wen/Xinhua/Alamy Live News - Song Wen/Xinhua/Alamy Live News
Buraco com 192 metros de profundidade encontrado na China tem três árvores de 40 metros, se direcionando para a luz do sol na entrada da 'caverna'
Imagem: Song Wen/Xinhua/Alamy Live News

Em 2022, um time de cientistas chineses encontrou um buraco com 192 metros de profundidade com entradas para cavernas e uma "pequena floresta" dentro. Além de pequenas plantas, os cientistas acharam três árvores de 40 metros de altura, que cresciam em direção à entrada solar.

O buraco não foi considerado uma "surpresa" para os especialistas, já que a região sudeste do país, onde o buraco foi encontrado, é caracterizada por ter um relevo cársico, marcado por dissoluções químicas de rochas.

Quênia

Em março de 2018, uma enorme fenda começou a se abrir em Mai Mahiu, um pequeno vilarejo rural na Quênia. Segundo a BBC, essa fenda "única no planeta" está ligada a uma falha tectônica conhecida como Vale da Grande Fenda, na África Ocidental, que se estende por mais de 3 mil km, passando pelo Golfo de Adén, no norte, até o Zimbábue, no sul.

Fenda se abriu na estrada que liga as cidades quenianas de Narok e Nairobi - Reprodução/Twitter - Reprodução/Twitter
Fenda se abriu na estrada que liga as cidades quenianas de Narok e Nairobi
Imagem: Reprodução/Twitter

Iêmen

"Poço do inferno" é cercado de lendas seculares no deserto de Al-Mahra, no Iêmen - South China Morning Post/Reprodução de vídeo - South China Morning Post/Reprodução de vídeo
"Poço do inferno" é cercado de lendas seculares no deserto de Al-Mahra, no Iêmen
Imagem: South China Morning Post/Reprodução de vídeo

Esta é uma velha conhecida: com séculos de existência no deserto de Al-Mahra, no Iêmen, o "poço do inferno" ganhou esse nome da população local por seus 30 metros de largura e 112 m de profundidade.

Em 2021, exploradores desceram pela primeira vez ao local. Eles encontraram pérolas formadas por sais de cálcio levados pelo gotejamento da água das chuvas, além de cobras e bichos mortos.