Topo

Esse conteúdo é antigo

Ucrânia: Rússia criou força militar a 50 km de cidade natal de Zelensky

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, durante pronunciamento em vídeo - 31.mai.2022 - Reprodução/Presidência da Ucrânia
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, durante pronunciamento em vídeo Imagem: 31.mai.2022 - Reprodução/Presidência da Ucrânia

Do UOL, em São Paulo

03/08/2022 18h56

As Forças Armadas ucranianas afirmaram hoje que a Rússia criou uma força militar para realizar um ataque contra Kryvyi Rih, cidade natal do presidente Volodimir Zelensky, no sul do país.

Segundo as tropas, o clima estaria tenso nas redondezas do local. A Rússia teria atacado uma linha de frente que fica a apenas 50 km da cidade.

O sul foi uma das primeiras regiões atacadas pela Rússia, que obteve o domínio de diversas partes do país. O exército ucraniano disse que uma das estratégias de guerra adotadas seria de tentar retomar essas regiões com domínio russo. Segundo eles, 53 aldeias já foram recuperadas.

A Rússia tenta tomar regiões estratégicas da Ucrânia, por exemplo Kherson, cidade portuária do sul. Ela fica próxima ao rio Dniepre, que por sua vez deságua no Mar Negro. Para contra atacar, a Ucrânia tem atacado com armas de longo alcance do Ocidente visando lesar as linhas de suprimento e munição dos russos.

Para evitar perdas, os invasores usam os porões das casas para guardar equipamentos e eventualmente abrigar soldados. A inteligência ucraniana conseguiu descobrir a estratégia.