Topo

Esse conteúdo é antigo

1 em 30 milhões: Lagosta raríssima é salva de virar jantar e será estudada

Colaboração para o UOL, em São Paulo

11/08/2022 09h13

Por muito pouco uma lagosta laranja raríssima não acabou cozida viva em um restaurante no Mississipi (EUA), depois que os cozinheiros perceberam que a criatura era diferente das habituais.

A aparição do crustáceo fluorescente deixou a equipe do restaurante Red Lobster intrigada, especialmente por representar uma espécie que é encontrada uma vez a cada 30 milhões de outros exemplares.

Devido à confusão gerada pela lagosta, os cozinheiros a batizaram carinhosamente de "Biscuit". No entanto, não é a primeira vez que uma lagosta deste tipo chega ao restaurante da rede.

Segundo o jornal Sun Herald, a primeira lagosta laranja foi encontrada em uma unidade do Red Lobster na cidade de Hollywood, na Flórida, em meados de julho. Ela ganhou o nome de "Cheddar".

Para os biólogos, o aparecimento de duas lagostas incomuns em unidades da mesma franquia não é coincidência. O especialista em crustáceos Jared Durret, pesquisador do Ripley's Aquarium, em Myrtle Beach, alega que o fenômeno pode estar associado a alguma mudança no ambiente que está afetando esses animais.

"Lagostas alaranjadas são incomuns, mas talvez não tão raras quanto pensávamos. As lagostas obtêm sua cor através dos pigmentos que ingerem em sua dieta. Se essas lagostas alaranjadas estão sendo capturadas na mesma região, talvez sua dieta localizada contenha um pigmento que, quando combinado com a genética da lagosta, cria a coloração laranja que estamos vendo", declarou Durret".

Cheddar e Biscuit foram resgatados e encaminhados ao Ripley's Aquarium, onde receberão cuidados e serão estudados.

Essas lagostas são raras porque sua cor brilhante as torna atraentes para os predadores. A maioria delas são de cor marrom enferrujada e ficam vermelhas quando cozidas, porque o calor altera as moléculas de pigmento de seus corpos.

Os pesquisadores do Ripley's Aquarium afirmaram em um comunicado que criaram uma parceria com a Red Lobster para estudar a "anomalia" dos crustáceos laranja.

"Planejamos mergulhar mais fundo nisso e estudar as razões pelas quais essa anormalidade está ocorrendo com mais frequência. Nossa parceria com a Red Lobster nos permitirá capturar dados de pescadores, o que normalmente não é fácil de obter devido à confidencialidade".

Procurada pela imprensa, a porta-voz da Red Losbter, Nicole Bott, disse que a situação marca também a oportunidade para a empresa conhecer melhor esses animais e sua relevância no ambiente. No entanto, a executiva apontou que existem certas teorias para o surgimento das lagostas alaranjadas, especialmente durante os meses de verão.

"Nas raras ocasiões em que recebemos uma lagosta como Biscuit, temos que perguntar por quê", declarou. "Estamos ouvindo de nossos pescadores na área onde o Cheddar e o Biscuit foram capturados que eles estão vendo muitas lagostas laranjas nesta época do ano. Isso parece indicar que a coloração vem de uma fonte de alimento diferente. Estamos empolgados em apoiar a pesquisa do Ripley's e aprender mais sobre nossas populações de lagostas em mudança", concluiu.