Topo

Esse conteúdo é antigo

'Senti os dentes': vídeo mostra jacaré abocanhando cabeça de homem em lago

Juan Carlos la Verde sobreviveu a um ataque de um jacaré com mais de 3 metros de comprimento - Reprodução/ TV WFLA
Juan Carlos la Verde sobreviveu a um ataque de um jacaré com mais de 3 metros de comprimento Imagem: Reprodução/ TV WFLA

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte

23/08/2022 13h14

O bombeiro Juan Carlos la Verde sobreviveu a um ataque de um jacaré com mais de 3 metros de comprimento, no início de agosto. O animal atacou a cabeça do homem, que teve graves lesões. Nesta semana, ele compartilhou a sua história em entrevista ao canal de TV WFLA, dos Estados Unidos, com direito a um vídeo feito por um drone que mostra a ação do predador.

La Verde, que trabalha em Tampa, na Flórida, estava nadando no lago Thonotossa, enquanto gravava um vídeo instrutivo para sua empresa de aventura ao ar livre, a DefeatX, quando percebeu que o jacaré nadava em sua direção.

O treino de natação era para um evento que La Verde organizaria. O bombeiro teve a cabeça e parte do torso abocanhados pelo réptil. La Verde e o animal rolaram na água, relatou ele, fazendo um giro de 360º antes que o jacaré o soltasse.

"Senti o equivalente a um poste de telefone caindo e atingindo meu rosto. Senti escamas, senti os dentes, então sabia no que estava. Deus me deu a força e a capacidade de agarrar instantaneamente a parte superior e inferior da mandíbula dele", relembrou o bombeiro.

Imagens do momento do ataque foram compartilhadas por um drone comandado por um parceiro de La Verde.

Ao canal de TV ele também relatou que sentiu "o maxilar estalar" e continuou nadando após conseguir se livrar do animal. Quando já estava em segurança, a adrenalina passou e a dor "insuportável" começou.

Ao Inside Edition, ele admitiu: "Depois de me livrar, tentei continuar nadando até as docas. É muito desafiador fazer isso quando seu cérebro foi mordido e seu maxilar em pedaços". Por incrível que pareça, La Verde não tem coisas ruins para falar dos jacarés. "Eu não sei se você já tocou em um deles, mas são criaturas lindas."

La Verde é membro do Corpo de Bombeiros de Oldsmar e veterano da Força Aérea dos EUA. Após o ataque, ele foi levado ao hospital, onde ficou internado por 10 dias.

Cirurgias e recuperação

Ele passou por uma cirurgia de reconstrução de face e mandíbula e uma craniotomia. Parte de seu lobo temporal direito precisou ser removido, devido a uma perfuração e um osso fraturado.

laverde - Reprodução/ TV WFLA - Reprodução/ TV WFLA
Juan Carlos la Verde sobreviveu a um ataque de um jacaré com mais de 3 metros de comprimento
Imagem: Reprodução/ TV WFLA

Embora precise de várias outras cirurgias em seu longo caminho para a recuperação, La Verde ainda está otimista em relação ao seu futuro e garante que continuará com suas aventuras.

"A história é sobre um milagre. Encontre a alegria, seja como for para você, esse é o meu desafio para você encontrá-la", disse ele.