Topo

Esse conteúdo é antigo

Colômbia: ataque com explosivos em área rural deixa sete policiais mortos

Do UOL, em São Paulo*

03/09/2022 11h08Atualizada em 03/09/2022 12h13

Uma emboscada com explosivos contra uma patrulha policial em uma área rural do sudoeste da Colômbia deixou sete policiais mortos na sexta-feira (2), informaram autoridades.

Segundo comunicado divulgado pela Polícia Nacional da Colômbia, o incidente ocorreu na cidade de Palermo, quando os policiais se dirigiam à província de San Luis e foram atingidos pela explosão.

Inicialmente, o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, havia informado que a ocorrência tinha deixado oito mortos, mas a informação foi corrigida por autoridades policiais.

Ainda de acordo com a Polícia Nacional, o diretor-geral da corporação foi até o local do incidente para liderar, em conjunto com as direções de investigação criminal e inteligência policial, as atividades de apuração com "a mais alta prioridade". O Ministério Público também participa das investigações.

"Toda implantação operacional é organizada na região para fins de localizar, capturar e levar à justiça os autores materiais e intelectuais do crime, para que enfrentem todo o peso da Lei de Segurança Cidadã", diz a corporação.

Um irmão do auxiliar de polícia Gustavo Alberto Esquivel Rojas afirmou que seu parente foi "o único sobrevivente do ataque", em entrevista ao programa noturno da Rádio Caracol.

'Sabotagem à paz'

Em uma publicação no Twitter, Petro disse que o ataque aos policiais expressa "clara sabotagem da paz total". O presidente colombiano chegou à região do ocorrido na noite de ontem para se reunir com o chefe de polícia, antecipando "decisões urgentes".

O ministro da Defesa, Iván Velásquez, pediu às Forças Armadas que "respondam com força a este ataque à paz".

O representante especial do secretário-geral da ONU na Colômbia, Carlos Ruiz, por sua vez, pediu para "continuar a insistir nos esforços em torno da paz".

*Com informações da AFP