Colômbia: ataque com explosivos em área rural deixa sete policiais mortos
Uma emboscada com explosivos contra uma patrulha policial em uma área rural do sudoeste da Colômbia deixou sete policiais mortos na sexta-feira (2), informaram autoridades.
Segundo comunicado divulgado pela Polícia Nacional da Colômbia, o incidente ocorreu na cidade de Palermo, quando os policiais se dirigiam à província de San Luis e foram atingidos pela explosão.
Inicialmente, o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, havia informado que a ocorrência tinha deixado oito mortos, mas a informação foi corrigida por autoridades policiais.
Ainda de acordo com a Polícia Nacional, o diretor-geral da corporação foi até o local do incidente para liderar, em conjunto com as direções de investigação criminal e inteligência policial, as atividades de apuração com "a mais alta prioridade". O Ministério Público também participa das investigações.
"Toda implantação operacional é organizada na região para fins de localizar, capturar e levar à justiça os autores materiais e intelectuais do crime, para que enfrentem todo o peso da Lei de Segurança Cidadã", diz a corporação.
Um irmão do auxiliar de polícia Gustavo Alberto Esquivel Rojas afirmou que seu parente foi "o único sobrevivente do ataque", em entrevista ao programa noturno da Rádio Caracol.
'Sabotagem à paz'
Em uma publicação no Twitter, Petro disse que o ataque aos policiais expressa "clara sabotagem da paz total". O presidente colombiano chegou à região do ocorrido na noite de ontem para se reunir com o chefe de polícia, antecipando "decisões urgentes".
O ministro da Defesa, Iván Velásquez, pediu às Forças Armadas que "respondam com força a este ataque à paz".
O representante especial do secretário-geral da ONU na Colômbia, Carlos Ruiz, por sua vez, pediu para "continuar a insistir nos esforços em torno da paz".
*Com informações da AFP
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.