Putin demite general após derrotas na região de Kharkiv, diz Ucrânia
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, demitiu o general Roman Berdnikov, comandante do Distrito Militar Ocidental das Forças Armadas, após Moscou sofrer derrotas neste final de semana na região de Kharkiv, segundo informações da inteligência da Ucrânia.
"Novos comandantes do Distrito Militar Ocidental das Forças Armadas da Rússia foram nomeados após uma série de derrotas aplicadas pela Defesa da Ucrânia", disse o setor de inteligência do Ministério da Defesa da Ucrânia em uma publicação no Telegram.
Ainda de acordo com as autoridades ucranianas, para manter a "estabilidade de comando", a Rússia nomeou o tenente-general Oleksandr Lapin para o lugar de Berdnikov, que foi nomeado para o posto que ocupada no dia 26 de agosto. Ele ficou no cargo pelo período de 16 dias.
Neste domingo (11), o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse que suas forças retomaram mais de 3 mil quilômetros quadrados em uma contraofensiva rápida no leste da Ucrânia. Isso significa que as forças de Kiev mais que triplicaram seus ganhos em pouco mais de 24 horas.
No sábado (10), a Rússia anunciou retirada de tropas na região de Kharkiv. O recuo de áreas estrategicamente vitais no nordeste da Ucrânia marcou a maior derrota de Moscou no campo de batalha desde que suas forças foram obrigadas a sair dos arredores de Kiev, em março.
O porta-voz do Ministério da Defesa russo, Igor Konashenkov, disse que as tropas serão reagrupadas das áreas de Balaklia e Izium para a vizinha região de Donetsk, que é comandada por separatistas pró-Rússia.
Vídeos compartilhados nas redes sociais pelas Forças Armadas da Ucrânia mostram soldados hasteando bandeiras do país em diferentes cidades reconquistadas pelos soldados de Kiev.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.