Topo

Quando o rei Charles será coroado? Entenda o processo a partir de agora

Rei Charles 3º e a rainha consorte Camilla - Dan Kitwood/Getty Images
Rei Charles 3º e a rainha consorte Camilla Imagem: Dan Kitwood/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

13/09/2022 04h00Atualizada em 13/09/2022 08h56

O rei Charles 3º foi formalmente proclamado neste sábado o novo monarca do Reino Unido e de 14 países que têm o ocupante da coroa britânica como chefe de Estado. Nesta segunda-feira (12), fez seu primeiro discurso ao Parlamento britânico e, logo em seguida, viajou para Edimburgo para acompanhar os cortejos fúnebres.

Segundo os protocolos estabelecidos na "Operação Unicórnio", plano de ação do Palácio de Buckingham após a morte da rainha Elizabeth 2ª, aos 96 anos, esses são os passos previstos para a sucessão imediata.

No entanto, a coroação oficial de Charles pode demorar meses e só acontece após um período de luto pela rainha e após todos preparativos necessários terem sido feitos.

A coroação não é necessária para que o príncipe se torne rei —assim como Camilla já se tornou a rainha consorte.

De acordo com o site da família real britânica, a cerimônia de coroação é "uma ocasião para pompa e celebração, mas também é uma cerimônia religiosa solene, permaneceu essencialmente a mesma por mais de mil anos. Nos últimos 900 anos, a cerimônia ocorreu em Abadia de Westminster, Londres. O serviço é conduzido pelo arcebispo de Canterbury, cuja tarefa quase sempre tem sido desde a conquista normanda em 1066."

Corpo da rainha Elizabeth 2ª sai em cortejo

O que acontece agora?

    Entrou em vigor um período de luto que vai do dia do falecimento (8) a sete dias após o funeral da monarca, marcado para o dia 19, na Abadia de Westminster, no centro de Londres. O luto real é prestado por membros da família real, funcionários residência real, representantes em funções oficiais e tropas que realizaram funções cerimoniais.

    Essa é a primeira vez, desde o século 18, que o funeral de um monarca é realizado no local. O rei Charles aprovou que o funeral seja feriado público em todo o Reino Unido.

    Neste ínterim, as residências reais ficam fechadas até depois do funeral da rainha — incluindo a Galeria da Rainha e o Royal Mews, no Palácio de Buckingham, e a Galeria da Rainha, em Edimburgo. O Castelo de Balmoral e a Sandringham House também não abrem, assim como o Castelo de Hillsborough — a residência oficial da rainha na Irlanda do Norte.

    Já as bandeiras nas residências reais permanecem a meio mastro até às 8h após o último dia de luto real.

    O corpo da rainha Elizabeth ficou durante esta segunda-feira (12) na Catedral de St. Giles, em Edimburgo, por 24 horas, para permitir que familiares próximos prestem seus respeitos.

    Depois, o corpo vai para o Palácio de Westminster, em Londres, para receber visitas — que são abertas ao público, mediante compra de ingresso.

    Durante todo este período, as atividades parlamentares habituais são suspensas de Westminster a Holyrood.

    No total, espera-se que o luto real nacional deva durar de 12 a 13 dias — decisão que será oficializada pelo rei Charles 3º.

    O corpo da rainha deve ser enterrado na capela memorial Rei George 6º. O caixão passa a ficar ao lado de onde está enterrado o duque Philip, seus pais e sua irmã, princesa Margaret.

    Rainha Elizabeth 2ª