Topo

Esse conteúdo é antigo

Com título de 'rainha consorte', Camilla pode assumir o trono britânico?

Charles e Camilla se casaram em 2005 em Windsor, na Inglaterra - Hugo Burnand/Pool/Getty Images
Charles e Camilla se casaram em 2005 em Windsor, na Inglaterra Imagem: Hugo Burnand/Pool/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

09/09/2022 04h00Atualizada em 09/09/2022 14h21

Camilla Parker Bowles ganhou um novo destaque no xadrez da monarquia britânica após a morte da Rainha Elizabeth 2ª. Casada com Charles Philip Arthur George, 73, filho mais velho da monarca que assumiu ontem o trono como rei Charles 3º do Reino Unido, Camilla tem o título de "rainha consorte". No entanto, apesar do status, ela não tem espaço na linha de sucessão do trono britânico.

O título de "rainha consorte" foi recebido durante celebração dos 70 anos do reinado de Elizabeth 2ª, o jubileu de platina, como uma demonstração de "aprovação pública" da família real.

"Quando, na plenitude do tempo, meu filho Charles se tornar rei, sei que vocês darão a ele e à sua esposa Camilla o mesmo apoio que têm dado a mim; e é o meu sincero desejo que, quando a hora chegar, Camilla será conhecida como rainha consorte enquanto continua seu serviço leal", disse Elizabeth 2ª na ocasião.

O título de Camilla já era uma discussão em 2005, na época do casamento com o então Príncipe de Gales. Um comunicado publicado na página oficial de Charles, informava que ela receberia o título de "princesa consorte" quando o marido assumisse o trono. No entanto, o termo é incomum, já que tradicionalmente a mulher de um rei é reconhecida como "rainha consorte".

O principal papel da "rainha consorte" é "fornecer companheirismo e apoio moral e prático" ao monarca reinante, conforme informou o Palácio de Buckingham. O site oficial da família real nota que "a não ser que algo diferente seja decidido, a rainha consorte é coroada com o rei, em uma cerimônia similar, porém mais simples."

Assim, Camilla não tem poderes políticos ou militares e tampouco direitos monárquicos. O trono só pode ser herdado e não pode ser tomado por membros que se casam com integrantes da família real. Até mesmo status dela como "rainha consorte" não é vitalício, uma vez que depende exclusivamente da manutenção da relação dela com Charles 3º, conforme informou o jornal britânico Independent.

Casamento conturbado

Nascida em 17 de julho de 1947, Camilla enfrenta resistência de parte da população devido ao histórico de seu relacionamento com Charles e à memória de Lady Di, ainda muito querida mesmo 25 anos após sua morte.

O casamento de Charles e Camilla aconteceu em 9 de abril de 2005. A união, que contou com alta cobertura midiática, foi polêmica dos pontos de vista político e religioso, uma vez que a igreja anglicana não aceitava o casamento de pessoas divorciadas.

Até então, a última "rainha consorte" do Reino Unido era Isabel Bowes-Lyon, mãe de Elizabeth 2ª, que recebeu o título após seu casamento com o rei George 6º. Ela manteve o status até a morte do marido, em 1952. Após a filha assumir o trono da monarquia, ela ficou conhecida como "Rainha Mãe".