Topo

Poucos ficaram fora! Quem não foi convidado para funeral de Elizabeth 2ª

Emoção e filas gigantescas marcaram primeiro dia do velório de Elizabeth 2ª  - Reprodução
Emoção e filas gigantescas marcaram primeiro dia do velório de Elizabeth 2ª Imagem: Reprodução

Diego Albuquerque

Colaboração para o UOL, de São Paulo

17/09/2022 04h00

O funeral da rainha Elizabeth 2ª está marcado para a próxima segunda-feira. Esse será um dos maiores eventos do ano. Por isso, a expectativa é de que terá a presença de diversos membros da realeza e de políticos de todo o mundo.

Os convites já foram enviados e estima-se que 500 chefes de Estado e dignitários estrangeiros vão comparecer ao evento.

No entanto, como todo evento, existem aqueles que não foram convidados.

Segundo a BBC, representantes de Síria, Venezuela e Afeganistão não foram convidados. Como o Reino Unido não tem relações diplomáticas plenas com esses países, os líderes nacionais dessas nações ficarão fora.

Além deles, ninguém da Rússia e da Bielorrússia foi convidado. As relações diplomáticas entre o Reino Unido e a Rússia entraram em colapso desde a invasão da Ucrânia, e um porta-voz do presidente russo, disse que Vladimir Putin 'não está considerando' participar do funeral.

No caso da Bielorussia, o rompimento diplomático também se deu devido à guerra da Ucrânia. A invasão foi lançada parcialmente a partir do território desse país, cujo presidente, Aleksandr Lukashenko, é um aliado próximo de Putin.

Outro país que não teve representantes convidados devido a conflitos foi Mianmar. O Reino Unido reduziu significativamente sua presença diplomática por lá desde um golpe militar no ano passado.

Por último, a Coreia do Norte e a Nicarágua foram convidadas a enviar apenas embaixadores, não chefes de Estado.