Topo

Esse conteúdo é antigo

'Homem-Aranha Francês' escala primeiro arranha-céu com o filho, na Espanha

Colaboração para o UOL

01/10/2022 17h46

Alain Robert, o alpinista apelidado de "Homem-Aranha francês", escalou hoje um dos arranha-céus mais altos de Barcelona, na Espanha, sem uso de cinto de segurança. Pela primeira vez, o famoso aventureiro estava acompanhado do filho.

"Desta vez é diferente. Meu filho não é um alpinista, então me sinto responsável de alguma forma", disse Robert à agência de notícias Reuters enquanto se preparava para a escalada. "Eu sei que ele é um menino grande, tem 34 anos. A decisão é dele, mas no final das contas eu sou o pai dele".

Centenas de espectadores, além de agentes da polícia espanhola, acompanharam a arriscada escalada realizada pelo homem de 60 anos e seu filho, Julien, dos 144 metros de altura da Torre Glories, em Barcelona. Um imenso edifício comercial coberto com uma pele de vidro e projetado pelo arquiteto Jean Nouvel, famoso por suas iluminações noturnas.

"Sinto-me muito estressado. Nunca tive tanto medo na minha vida", disse Julien à Reuters pouco antes dele e o filho iniciarem a subida. "Já fiz coisas assustadoras na vida, mas nunca temi tanto pela minha vida. Felizmente, tenho meu pai que vai estar comigo, vai me guiar".

O edifício Torre Glories tem aproximadamente 144 metros de altura e fica em Barcelona, na Espanha - Reprodução/JOSEP LAGO / AFPTV / AFP - Reprodução/JOSEP LAGO / AFPTV / AFP
O edifício Torre Glories tem aproximadamente 144 metros de altura e fica em Barcelona, na Espanha
Imagem: Reprodução/JOSEP LAGO / AFPTV / AFP

Apesar do medo inicial, a dupla completou a subida em menos de uma hora e foi recebida no topo do edifício pela polícia, que os escoltou até a saída da maneira mais tradicional, ou seja, por dentro do prédio, e não os prendeu, apesar dele não ter obtido permissão prévia para realizar o espetáculo.

Na verdade, Robert raramente consegue permissão para as suas aventuras arriscadas. Além disso, ele escala sem qualquer aparato de segurança, usando apenas as mãos nuas, um par de sapatos de escalada e um saco de giz em pó para passar nas mãos

Julien, que passou oito anos no exército e é um esportista treinado, preparou-se para sua primeira escalada assistindo a vídeos das subidas anteriores de seu pai.

Alain Robert começou a escalar em 1975, treinando nas falésias perto de sua cidade natal, Valence, no sul da França. Ele começou a escalar sozinho em 1977 e, desde então, já escalou mais de 150 edifícios, incluindo o Burj Khalifa de Dubai, o edifício mais alto do mundo; a Torre Eiffel, em Paris, na França; e a Ponte Golden Gate, em San Francisco, nos EUA.