Sobrevivente do atentado de Bruxelas opta por eutanásia após depressão
Uma sobrevivente do ataque terrorista no aeroporto de Bruxelas em 2016 optou por fazer uma eutanásia após seis anos de sofrimento psicológico. Shanti De Corte, de 23 anos, foi diagnosticada com depressão severa e tinha episódios constantes de ataque de pânico.
O atentado terrorista contra o aeroporto de Bruxelas deixou mais de 30 mortos e 300 feridos. Quando a primeira bomba foi detonada, Shanti estava na sala de embarque do aeroporto com amigos de escola antes de uma viagem para a Itália.
Mais duas explosões foram detonadas. Shanti, na época com 17 anos, conseguiu fugir do local sem ferimentos.
Ela frequentou um hospital psiquiátrico para reabilitação e também passou a tomar antidepressivos. Em entrevista ao canal belga VRT, a mãe de Shanti, Marielle, disse que ela tentou suicídio em duas ocasiões, em 2018 e 2020.
No início de 2022, Shanti optou pela eutanásia alegando "sofrimento psiquiátrico insuportável". O procedimento é legal na Bélgica.
"Aquele dia realmente a quebrou, ela nunca se sentiu segura depois disso", contou Marielle. "Ela não queria ir a nenhum lugar onde outras pessoas estivessem, por medo. Ela também tinha ataques de pânico frequentes e nunca se livrou disso."
Ela morreu em 7 de maio após avaliação psiquiátrica.
Nas redes sociais, Shanti falava abertamente sobre saúde mental. Em uma publicação, citado pelo jornal The Mirror, ela escreveu: "Recebo até 11 antidepressivos por dia. Eu não poderia viver sem isso. Com todos os remédios que tomo, me sinto como um fantasma que não sente mais nada".
"Talvez houvesse outras soluções além dos remédios", completou.
A Bélgica autoriza a eutanásia para pessoas que estejam em "uma condição medicamente fútil de sofrimento físico ou mental constante e insuportável que não pode ser aliviado, resultante de um distúrbio grave e incurável causado por doença ou acidente".
Procure ajuda
Caso você tenha pensamentos suicidas ou conheça alguém que precisa de auxílio, o CVV (www.cvv.org.br) e os Caps (Centros de Atenção Psicossocial) da sua cidade oferecem ajuda especializada. O CVV funciona 24 horas por dia (inclusive aos feriados) pelo telefone 188, e também atende por e-mail, chat e pessoalmente. São mais de 120 postos de atendimento em todo o Brasil.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.