Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Como se proteger caso aconteça um ataque nuclear?

Presidente da Rússia, Vladimir Putin, já fez ameaças de ataque nuclear - SPUTNIK/via REUTERS
Presidente da Rússia, Vladimir Putin, já fez ameaças de ataque nuclear Imagem: SPUTNIK/via REUTERS

Rafael Souza

Colaboração para o UOL

11/10/2022 04h00

Nos últimos meses, o mundo tem visto com apreensão o risco de um desastre nuclear durante a guerra entre russos e ucranianos que também atingiu a cidade de Zaporizhzhia, onde existe uma usina no meio do conflito e próximo dos bombardeios.

Além disso, o presidente russo, Vladimir Putin, já falou, em setembro, que dispõe de "vários meios de destruição", sugerindo a possibilidade de adoção de armas nucleares durante a guerra.

Ou seja, cada vez mais cresce a tensão e o medo de que a humanidade poderá ter que lidar com um desastre nuclear real. Então, o que fazer se isso realmente acontecer?

Na prática, se uma bomba nuclear explodir, quem está perto não terá tempo para se proteger, a não ser que saiba com antecedência do ataque. Mas quem está distante até poderá escapar da morte se tomar algumas precauções e seguir orientações com precisão.

Já existe até um manual de como se proteger desse tipo de ataque. O governo dos Estados Unidos mantém um site chamado 'ready' ou 'pronto', em português, que instrui os cidadãos sobre o que fazer durante diversos tipos de desastres.

No caso de um desastre nuclear, o primeiro alerta é sobre uma chuva de detritos, chamada 'precipitação', que cai a quilômetros de distância do ponto da explosão. É nela que estão os mais altos níveis de radiação, que trazem riscos à saúde.

Portanto, no caso de uma explosão nuclear, o desafio principal para quem ainda tem chances de fugir é evitar ser atingido pela 'precipitação' e se manter protegido por um longo tempo.

Tempo

A depender do local da explosão da bomba nuclear, a pessoa poderá ter entre horas ou minutos para se proteger da precipitação. Se houver tempo, o ideal é montar um plano rápido para guardar suprimentos e encontrar um local seguro para se abrigar.

Ações imediatas

Porém, se a pessoa estiver próxima do local da explosão, não haverá tempo para entrar em algum abrigo. Nesse caso, a primeira orientação é não olhar para o ponto da explosão porque o flash brilhante pode causar cegueira temporária.

Depois, é preciso ir para atrás de qualquer coisa que forneça proteção e deitar no chão com o rosto para baixo e colocar as mãos sob o corpo para se proteger do calor e qualquer outra coisa que possa vir na direção. Para quem estiver em um carro, o correto é parar e se abaixar dentro do veículo.

Se sobreviver à onda de choque da explosão, o próximo passo é não tocar seus olhos, nariz e boca, para diminuir as chances de contaminação por radiação e então procurar algum abrigo adequado.

Prioridades

No caso da pessoa que está mais distante do ponto da explosão, o ideal é lembrar que alguns itens são essenciais para serem reservados, antes de entrar no abrigo. Água, alimentos não perecíveis, enlatados e kits de primeiros socorros, por exemplo, poderão fazer as pessoas sobreviverem por mais tempo, já que serão horas ou dias sem poder voltar ao ar livre.

Cuidados no abrigo

Antes de tudo, é preciso saber qual o melhor abrigo. Definitivamente, veículos e casas móveis não fornecem a segurança adequada, pois não possuem grandes camadas que protegem da radiação.

As melhores localizações estão no subsolo, como estações de metrô, e no meio de edifícios com muitos andares, onde a altitude e a quantidade de salas oferecem 'camadas extras' de concreto que podem barrar a chegada da radiação.

Ao entrar no abrigo, é hora de se manter lá, pois os níveis mais altos de radiação da precipitação ocorrem imediatamente após a chegada e vão diminuindo com o tempo.

Livrar-se de possível contaminação

Para quem chegou no abrigo após a precipitação, ou antes dela, é essencial tirar toda a roupa que possa estar contaminada de radiação.

Depois, é hora de tomar banho, mas não de uma forma vigorosa, pois isso pode abrir pequenos espaços na pele e facilitar a contaminação. O ideal é banhar usando água, sabão e um lenço ou pano úmido para limpar a pele e o cabelo, sempre com cuidado de não tocar nos olhos, nariz ou boca.

Se for um abrigo público, também será preciso limpar ao máximo o ambiente ao redor e manter distanciamento das outras pessoas, além de usar máscara, caso tenha.

Espere notícias das autoridades

Mesmo se estiver doente ou ferido, o objetivo agora é se manter vivo dentro do abrigo até que seja seguro sair.

O correto é tentar se comunicar fazendo barulho para o exterior, visando um resgate, assim como tentar se sintonizar com o rádio, TV, internet, ou qualquer meio que possa trazer notícias sobre a hora certa de voltar ao exterior.